Comitê Estadual de Comunicação e Marketing se reúne na Federação Unimed Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representantes do Sistema Unimed Paranaense se reuniram na sede administrativa da Federação, nos dias 23 e 24 de junho, em Curitiba, para a reunião presencial do Comitê Estadual de Comunicação e Marketing. Dirigentes, gestores e colaboradores responsáveis por esses processos foram convidados a alinhar as ações da área no estado, promovendo a troca de conhecimento e discutindo projetos nacionais da marca com desdobramentos e impactos locais. 

A reunião teve início na tarde do dia 24, com as boas-vindas da coordenadora do departamento de Comunicação e Marketing, Liège de Lima e Silva, e a apresentação dos presentes. Em seguida, a Assessoria de Imprensa trouxe o jornalista Samuel Milléo Filho, coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, para falar sobre a importância do jornalismo como antídoto à desinformação. O coordenador também apresentou o Prêmio Ocepar de Jornalismo às singulares, respondendo a dúvidas e incentivando a participação das Unimeds presentes. 

Em seguida, a Sportion, parceira da Unimed na execução do Verão Unimed, realizou um momento de relaxamento com os colaboradores, incluindo uma dinâmica de meditação guiada, antes de apresentar propostas e discorrer sobre os planos para a edição de 2025/2026. A tarde encerrou com trocas e confraternização de um happy hour promovido pela Federação. 

A manhã do segundo dia do evento contou com a abertura do diretor de Mercado e Intercâmbio, Durval Francisco dos Santos Filho, que reforçou a importância de buscar o aperfeiçoamento constante, lembrando sempre do valor que a marca Unimed possui. Na sequência, cases de destaque do Sistema foram apresentados por representantes de quatro Singulares, promovendo, além do reconhecimento, uma grande oportunidade de troca de experiências e ideias entre as Unimeds.

A Unimed Ponta Grossa falou sobre a Meia Maratona Unimed 2025, que trouxe como tema “Corre que o bicho tá solto”, em alusão à rica fauna que vive no Parque Vila Velha. Com elementos gráficos que representaram os famosos arenitos do local, animais como o tucano do bico verde, lobo guará e onça parda fizeram parte de toda a comunicação da corrida, que mais uma vez foi sucesso na região.

Na sequência, Paranavaí trouxe cases de comunicação interna e de marketing, abordando os bottons entregues aos colaboradores em forma de reconhecimento e valorização, bem como a campanha com os UniTeds, que em 2025 viraram sombrinhas exclusivas da cooperativa. Com três máquinas de autoatendimento espalhadas pela cidade, a população teve a oportunidade de “emprestar” os objetos por até 48 horas, com a possibilidade de compra após o período. Além de espalhar a marca de forma quase orgânica, os itens se tornaram objeto de desejo dentro e fora de Paranavaí!

Já a Unimed Curitiba destacou a Gincana Orgulho de Cuidar, em parceria com o Instituto Unimed Curitiba, que já arrecadou mais de 240 toneladas de alimentos, auxiliando mais de 7,6 mil famílias e 3 mil animais. A competição solidária une colaboradores, cooperados e parceiros em prol de um objetivo maior, pautado pelo sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade.

Por fim, a Unimed Londrina trouxe o case COLaí, um boletim semanal em formato de áudio, que traz as principais notícias da Singular em um formato descontraído, leve e prático, sanando o desafio de comunicação identificado com os colaboradores assistenciais. Conforme a equipe, muitas vezes tais profissionais não tinham acesso às formas mais tradicionais de comunicação, como a intranet ou o e-mail. Além disso, com a aproximação da inauguração do novo hospital da cooperativa, a necessidade de alcançar esses colaboradores se mostrou ainda mais presente. Assim, os boletins passaram a ser produzidos pela equipe e enviados via WhatsApp, recebendo dezenas de elogios do público e de dirigentes.

Na sequência, a diretora executiva de Marketing do Grupo RIC, Laila Sol, trouxe sua expertise para abordar as melhores maneiras de criar um briefing e diferentes campanhas, levando em conta os veículos de divulgação e as estratégias para cada um deles. A profissional apresentou, de forma prática, as diferentes frentes que o Grupo possui atualmente, indo desde a própria televisão aberta, até meios físicos como a revista Top View. “A sinergia e a conexão entre os pontos de contato acontecem a partir do seu maior ativo: o conteúdo”, comentou a profissional, ressaltando a importância de uma comunicação integrada.

No período da tarde, as novidades do aplicativo da Unimed foram tema de discussão e, depois, Gustavo Melles ministrou a palestra “Pense com IA: Estratégias inteligentes para o novo marketing”, em que discorreu sobre as possibilidades trazidas pelas novas ferramentas. 

Sobre o evento, a coordenadora de Comunicação Liège Silva destacou a apresentação dos cases pelas singulares como o ponto culminante do comitê presencial. “As exposições reforçaram as soluções criativas do Sistema Unimed, revelando não apenas a capacidade de inovação das cooperativas, mas também o potencial de replicabilidade dessas iniciativas em diferentes contextos. Ao compartilhar experiências bem-sucedidas, as Unimeds reiteraram a força coletiva do Sistema e abriram caminhos para novas conexões, aprendizados e transformações em rede.” (Assessoria de Imprensa Unimed Paraná)

Conteúdos Relacionados