COCARI: Sinônimo de café de qualidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Em mais uma premiação emocionante do Concurso Café Qualidade Paraná, ocorrida no dia 29, em Ribeirão do Pinhal, Norte pioneiro, com cerca de 250 pessoas presentes no evento, os cooperados da Cocari se destacaram. Dessa vez, dos cinco primeiros colocados na categoria café natural, quatro são da cooperativa. Olivia Aparecida Fustinoni Silva, de Mandaguari, sagrou-se campeã e representará o Estado no Concurso Nacional de Qualidade do Café da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), em Salvador-BA. Segundo ela, essa conquista é muito importante, principalmente em um momento de dificuldades que a agricultura enfrenta. Olivia, que dedica o prêmio às mulheres do campo, deixa uma dica aos agricultores. "Se com coragem já é difícil trabalhar no campo, imaginem sem coragem."

Brasil - Sobre a etapa nacional, ela não faz previsões e prefere esperar para ver. O segundo colocado e vencedor do leilão da Abic é o conhecido cooperado Yassumassa Asami, de Marialva, (campeão do Concurso Café Qualidade Paraná 2007), que conseguiu o maior lance no leilão dos lotes de cafés, no valor de R$ 1.003 a saca de café - o lance mínimo era de R$ 420 a saca e o lote é composto por dez sacas. Em terceiro, ficou o cooperado de Mandaguari Adenilton Rosseto, que foi o vencedor da etapa regional do concurso. Álvaro Munhoz, gerente do setor de Café da Cocari e também cooperado de Mandaguari, levou o quarto lugar. O produtor de café Valtamir Mezzomo (campeão do Concurso Café Qualidade Paraná 2006), de Salto do Itararé, Norte pioneiro, alcançou a quinta posição. Na categoria café cereja descascada - que teve três finalistas - o campeão é o renomado pesquisador do Iapar Tumoro Sera. No total, a sétima edição do concurso contou com a participação de 150 cafeicultores paranaenses, sendo que 30 passaram para a fase estadual. Desses, 16 foram a júri e apenas oito conseguiram classificação à final - cinco na categoria café natural e três na categoria café cereja descascada.

Seab - De acordo com o secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, o concurso valoriza cada vez mais a qualidade do café no cenário nacional e internacional. Para ele, o prêmio deste ano tem sabor especial pelas dificuldades climáticas enfrentadas. Bianchini ainda parabenizou o trabalho da Cocari e dos cooperados, em razão das conquistas alcançadas no concurso. "Isso é um reconhecimento da parceria entre a Cocari, a Emater e o Iapar na região. Ficamos muito contentes." A Cocari possui um passado de conquistas no concurso. Além das premiações deste ano, na categoria café natural, dos dez primeiros colocados, nessa categoria, do Concurso Café Qualidade Paraná 2008, quatro foram cooperados da Cocari (2º, 3º, 4º e 10º lugares). No concurso de 2007, o cooperado Yassumassa Asami ficou em primeiro lugar, participou do concurso nacional e conquistou a segunda colocação no leilão da Abic.

Otimismo - Para o coordenador do concurso Paulo Sérgio Franzini, da Câmara Setorial do Café, na etapa nacional do concurso sempre tem surpresas, pois é um leilão e tudo depende dos compradores. "Ali tudo é bom, mas estamos otimistas e esperamos que esse ano o Paraná possa estar entre os primeiros no concurso nacional", diz. A 6ª edição do Concurso Nacional de Qualidade do Café da Abic será realizada no resort Vila Galé Marés, distante 42 km do aeroporto de Salvador. O concurso faz parte da programação do 17º Encontro Nacional das Indústrias de Café (Encafé), que acontece entre os dias 18 e 22 de novembro. Além do concurso, no Encafé ocorrerá o 1° Fórum Abic do Círculo do Café de Qualidade e diversos workshops, palestras, degustações de cafés e grupos de discussões. (Assessoria Cocari)

Conteúdos Relacionados