COCARI: Livro relata os 50 anos de história da cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao completar 50 anos, comemorados em 7 de fevereiro deste ano, a Cocari -  Cooperativa Agropecuária e Industrial, com sede em Mandaguari (PR), lançou o livro  ‘Do ouro verde ao ano dourado – Meio século de história’, escrito pela equipe de jornalistas da Cláudia Comunicações & Eventos, agência que faz a assessoria de Comunicação da cooperativa há 12 anos.  


Propósito - O livro é mais uma iniciativa da diretoria, que é firme no propósito de disseminar o respeito à história como sendo um dos principais pilares da vida de pessoas, empresas, municípios ou nação e que seguido de ética e confiança fazem a diferença em qualquer trajetória de sucesso. 


Passado marcante - Nem tudo foram flores nesses 50 anos da Cocari, mas como o presidente da cooperativa, Vilmar Sebold, costuma ressaltar: “esse respeito à história da Cocari é porque nós temos um passado marcante. A Cocari teve tudo para desaparecer na década de 1990, mas se manteve, graças à credibilidade de pessoas.” 


Homenagem - E foi com o intuito de homenagear as pessoas que idealizaram, fundaram e as que deram continuidade à Cocari ao longo desses 50 anos que a história ganhou as páginas do livro.  Figuram entre os personagens nomes como o de Gabriel Neves Caleffi e José Cupertino Falleiros, representando alguns dos principais responsáveis pela fundação e viabilização da cooperativa, e Antonio Galera Gonçallez, que alugou o primeiro armazém para que a Cocari pudesse receber e beneficiar a produção de seus cooperados. 


Cinco presidentes - A história gira em torno da gestão dos cinco presidentes da Cocari: Oripes Rodrigues Gomes, o primeiro presidente, que ficou à frente da cooperativa por 20 anos; Amaro Assumpção, presidente entre os anos de 1983 e 1992; Décio da Silva Bacelar, que esteve à frente da Cocari entre os anos de 1992 e 2004; Dorival Malacario, que assumiu a presidência da Cocari depois da morte de Décio, em 2004, e presidiu a cooperativa até 2008, dando seguimento ao trabalho de recuperação da cooperativa juntamente com Vilmar Sebold, que foi eleito presidente em 2008 e conduziu a cooperativa nos momentos decisivos para a recuperação e estabilidade financeira. 


Emocão - Depoimentos de presidentes e de colaboradores que acompanharam a trajetória da Cocari dão um toque de emoção à história contada no livro. “Essas pessoas fizeram a diferença na história da Cocari”, salientou Sebold.


Distribuição - O livro foi distribuído aos cooperados durante a AGO – Assembleia Geral Ordinária, realizada no mesmo dia do aniversário da cooperativa. Foi encaminhado também às principais instituições do Estado e fará parte do acervo da Biblioteca Municipal de Mandaguari, além de escolas estaduais, municipais e universidades da região. 


Material de consulta - A história da Cocari, eternizada nas páginas do livro ‘Do ouro verde ao ano dourado – Meio século de história’ é, sem dúvida, um excelente material de consulta, uma oportunidade para aqueles que não vivenciaram a trajetória, conhecerem os caminhos percorridos pela cooperativa, sob a perspectiva dos presidentes que estiveram no comando da Cocari durante o cinquentenário. Aos que ajudaram a fazer a história, o livro é uma saudosa viagem ao passado. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados