COCARI: Jovemcoop reúne mais de 800 jovens em Mandaguari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, ficou surpreso com a grande participação de jovens, mais de 800, na 7ª edição do Jovemcoop, ocorrida no dia 27 de junho, na Associação Atlética da Cocari, em Mandaguari. Isso porque, logo cedo, a chuva já começava a cair e a temperatura estava baixa, o que geralmente são justificativas para eles ficarem debaixo das cobertas, numa manhã gelada de um sábado. E já que pularam cedo da cama, o jeito era aproveitar, da melhor forma, o encontro anual que a Cocari organiza (com apoio do Sescoop/PR) especialmente para eles, que representam o futuro da cooperativa. Após um reforçado café da manhã e a abertura do evento, a liderança jovem apresentou os projetos solidários, que foram realizados nas nove regionais da cooperativa.

Pegadas Solidárias - "Por onde os animais passam, eles deixam pegadas, assim como os homens também. Só que as pegadas do homem nem sempre são boas, já que, por onde passa, deixa o lixo ou a destruição. Resolvemos elaborar o projeto Pegadas Solidárias, colaborando, de alguma forma, com instituições que precisam da nossa ajuda", falou um dos jovens da liderança, antes de apresentar o vídeo com as imagens das visitas feitas em diversas instituições.

Teatro faz resgate histórico da Cocari - As emoções do Jovemcoop só estavam começando. Após a divulgação das Pegadas Solidárias, era chegada a hora dos jovens mostrarem suas veias artísticas. Sabendo que dali a uma semana, no primeiro sábado do mês de julho, seria comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, a liderança apresentou uma peça teatral com o objetivo de resgatar a história da Cocari, iniciada há 47 anos, no dia 7 de fevereiro de 1962.

Cerca de 15 jovens formaram o elenco da peça, que simulou uma das primeiras assembleias organizadas pelo então presidente e fundador da Cocari, Dr. Oripes Rodrigues Gomes. Na encenação, um produtor rural, cansado de enfrentar as dificuldades da roça sozinho, é convidado a participar desta assembleia. Ao final, com seu jeito caipira de ser, o produtor diz: "óia: não é que esse negócio de cooperativismo é bom mesmo uai!".

Uma palestra para a vida - O clima do encontro já estava esquentando e a chuva, que caia lá fora, nem era reparada pelos jovens cooperativistas e pelo professor e palestrante convidado João Carlos de Oliveira. De maneira dinâmica, extremamente engraçada e motivacional, sua palestra "Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados" conseguiu prender a atenção de todos os participantes.

João Carlos, que já participou de outros encontros da Cocari, fez com que os jovens dançassem, pulassem, gritassem e rissem de maneira intensa. Mas, sempre por trás das brincadeiras e das atividades dinâmicas, o palestrante fazia questão de repassar uma mensagem de otimismo e de valores. Ao final da palestra, não foram apenas os jovens que ficaram satisfeitos, mas também o próprio palestrante, que afirmou estar encantado com a atitude dos jovens cooperativistas da Cocari.

Atividades recreativas estimulam a amizade - Com o fim de mais uma atividade no encontro, também se findou a chuva que caia lá fora. Neste momento, as atividades recreativas, organizadas por colaboradores da cooperativa e também por uma equipe de professores e estagiários da área de Educação Física, foram iniciadas e contou com a participação de praticamente todos. Antes do almoço, gincanas foram promovidas no Ginásio coberto da associação. E, depois, jogos de futebol, vôlei, basquete e queimada foram realizados nos campos a céu aberto. O sol resolveu aparecer, para alegria dos jovens, que, por meio das atividades, entenderam a importância da amizade e da prática saudável do esporte, e não apenas da competição.

Ao som do violão e do DJ - Aos jovens que não estavam muito a fim de suar a camisa nos jogos, uma verdadeira "balada" foi organizada no salão para que pudessem suar a camisa de outra forma: dançando. Ao som do talentoso Paulo Henrique Rantin, que, no violão, tocou as músicas sertanejas de sucesso, e também na batida do DJ João Rafael, que soube misturar bem o funk, o sertanejo e até o pop (em homenagem a Michael Jackson), os jovens da Cocari provaram que é possível curtir uma boa festa sem precisar, no entanto, consumir drogas ou bebidas alcoólicas. O máximo que bebiam eram os refrigerantes oferecidos pela cooperativa.

Casamento caipira fecha evento com chave de ouro - O Jovemcoop estava quase ao fim. Os jovens já tinham visto a importância de ser solidário; tinham conhecido um pouco mais a história da Cocari e também a importância do cooperativismo; tinham aprendido lições que valem para a vida toda com a palestra; tinham se divertido com música e esporte. Mas, para fechar com chave de ouro, algo estava faltando: a Festa Junina!

Casamento caipira - E, para que os tradicionais festejos do mês de junho não passassem em branco no evento, a liderança jovem também preparou um Casamento Caipira à moda antiga. Vestidos a caráter, os jovens atores encenaram um casamento um tanto quanto estranho. Isso porque, o noivo, tremendo de medo da mulher brava, não queria casar de jeito nenhum. Antes da troca de alianças, uma mulher grávida bem que tentou atrapalhar os planos do casal, mas não teve nem chance, pois a noiva, com sua bravura, e acompanhada de seu pai com uma espingarda, praticamente forçou o padre a encerrar de vez aquela história. No desfecho da peça, uma multidão de garotas descompromissadas teve a chance de pegar o buquê que a noiva iria jogar, provando que os jovens participantes tinham entrado de vez no espírito da fantasia e da brincadeira proposto pela liderança.

Futuro promissor - E assim, a 7ª edição do Jovemcoop chegou ao seu final, com muito êxito. Membros da Diretoria da Cocari, que de longe só observavam o quanto os jovens se entregavam, de corpo e alma, a todas as atividades propostos no encontro, deveriam estar imaginando como deverá ser promissor o futuro da cooperativa nas mãos desses jovens filhos de cooperados, que realmente entenderam o valor do cooperativismo. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados