COCARI I: Senador Sérgio Souza visita a cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

IMG 0215O senador Sérgio Souza (PMDB/PR), seguindo um roteiro de visitas que tem feito às cooperativas paranaenses, esteve na Cocari, nesta terça-feira (18/06), quando foi recebido pelo presidente da cooperativa, Vilmar Sebold, o vice-presidente, Marcos Trintinalha e o diretor executivo, João Carlos Obici.  Essas visitas, de acordo com o senador, têm a finalidade de fortalecer o relacionamento com as cooperativas e firmar compromisso com o cooperativismo. Ele se disponibilizou a ouvir e conduzir as demandas do setor e reiterou um dos focos de suas ações. “Eu, nesses últimos meses, venho fazendo uma gestão muito forte na questão da redução dos juros agrícolas”, afirmou. O senador esteve acompanhado pelos assessores parlamentares João José Guedes e Ronaldo Troncha.

Ano Internacional das Cooperativas - Sérgio Souza mostrou preocupação com as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas. “Nós temos que marcar o cooperativismo pelo menos com alguma iniciativa dentro do Ministério da Agricultura”, ponderou, comentando que tem articulado com o jornal Gazeta do Povo a possibilidade de realizar uma Expedição Safra com foco no cooperativismo. “A ideia é fazer um amplo trabalho no Brasil inteiro identificando e medindo o potencial das cooperativas para marcar a passagem do Ano Internacional das Cooperativas”, acrescentou. Segundo ele, as ações comemorativas ao Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano será em 7 de julho, não são suficientes para alavancar a divulgação sobre a importância do tema. “Vai ter Audiência Pública no Congresso, quando será aberta uma seção em homenagem ao cooperativismo. Isso vai ficar no noticiário uma semana, mas não vai produzir resultados.”

Cooperativismo representado - O senador disse que o Paraná está carente de representatividade na Frente Parlamentar da Agricultura, desde a morte de Moacir Micheletto. Ele afirmou ter um grande comprometimento com o setor. “Estou me firmando no Senado como o senador da agricultura. O Paraná é o maior produtor nacional e precisa de representantes tanto no Senado como na Câmara para ter o equilíbrio”, reforçou.

Um pouco da Cocari - O presidente da Cocari fez um breve relato da história da cooperativa, acentuando o momento de crise atravessado no final da década de 1990, a reestruturação, o redirecionamento dos investimentos, a total recuperação da economia e da credibilidade da Cocari no mercado e, principalmente, junto aos seus associados. Sebold salientou que todos os membros da diretoria da Cocari têm função executiva e a gestão parte do princípio de que a cooperativa concorre no mercado.

Executivos - “O mercado sempre vai excluir os mais lentos e os mais fracos”, disse, IMG 0206justificando a necessidade de gestores que sejam executivos de mercado e a implantação do programa de formação de sucessores da Cocari. “Muito antes de ser presidente, sou executivo de mercado. Nós somos uma empresa, temos de gerar resultados para dar segurança”, enfatizou o presidente.  O senador reconheceu a importância dessa capacitação. “Esse investimento que vocês fazem na formação é importantíssimo. Vocês estão pensando nessa cooperativa daqui a 40-50 anos. É importante colocar pessoas capacitadas e é isso que vocês estão fazendo aqui. Vocês estão pensando na Cocari de 2050”, reiterou.

Senador elogia iniciativas - Sérgio Souza elogiou as iniciativas e a atuação da Cocari em investir na região. “A partir do momento em que o produtor teve essa visão do cooperativismo, passou a comprar mais barato, vender com um valor agregado maior, ter garantia de safra, ter garantia de produto, de insumos para a sua produção e ver esses recursos que não vão para as tradings, que não vão para as empresas privadas, indo embora mundo a fora, ele vê os recursos ficando aqui, sendo investidos no seu município, na sua região. A Cocari está crescendo cada vez mais nesses últimos anos, chega ao ápice neste momento na construção de uma Unidade Industrial de Aves, que vai gerar milhares de empregos. Eu conheço frigoríficos pelo Paraná inteiro e percebo que o cooperativismo é a solução”, enfatizou Sérgio Souza.

Pleno emprego - “Eu tenho certeza de que a Cocari vai trazer o pleno emprego aqui para essa região de Mandaguari e para a região do Vale do Ivaí, porque é uma região que precisa da atenção da industrialização, e a Cocari inova nesse setor, porque não tem, na região, cooperativa voltada para a transformação do cereal, do grão em proteína animal, e a Cocari é a primeira a instalar, a ter a coragem, e esse valor da transformação acaba retornando, de forma direta e indireta, para o cooperado”, ressaltou o senador. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados