COCARI I: Cooperativa realiza 4º dia de campo sobre a cultura do café

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Criada por um grupo de cafeicultores na década de 1960, a Cocari, dando mostras de que se preocupa com a atividade, realizou nesta quarta-feira (14/04) a 4ª edição do Dia de Campo - Cultura do Café, reunindo cerca de 500 pessoas, entre cooperados, colaboradores, pesquisadores e representantes de empresas parceiras. O evento ocorreu na Associação Atlética Cocari (AAC) e no Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari-PR.

Programação - Pela primeira vez o Dia de Campo - Cultura do Café durou o dia todo. Durante a manhã, os cooperados acompanharam uma palestra motivacional ministrada por José Alves da Cruz. Em seguida, Nelson Menoli Sobrinho, da Emater Grandes Rios, conversou com os cafeicultores acerca das tecnologias de secagem de café. Após o almoço, os cooperados foram até o CTC para visitarem os estandes de empresas parceiras e as dez estações com palestras e demonstrações, sendo Iapar com quatro estações, Emater, Cocari, Basf, Syngenta, Bayer Cropscience e Sthil. No final da tarde houve o encerramento com sorteio de brindes aos cafeicultores.

Crescimento - O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, destacou o crescimento do evento ao longo dos anos. "No primeiro dia de campo de café devíamos ter uns 60, 70 cafeicultores. Era só uma tarde, e nem uma tarde toda. Para nós, não vou nem dizer que é um orgulho termos os senhores participando, é um sentimento maior do que isso", disse. Segundo ele, a proposta do evento não foi apenas tratar da cafeicultura, mas também do relacionamento humano. "Isso é extremamente importante. Nós não vivemos só na roça. Nós vivemos em sociedade, em comunidade."

Caminho certo - De acordo com Sebold, o crescimento do Dia de Campo - Cultura do Café demonstrou que o caminho está correto. "O objetivo nosso é que os senhores levem daqui informações que possam ser úteis que possam aproveitar no dia a dia", comentou na abertura. Para o presidente, se ao final do evento, ao menos alguns cafeicultores levarem alguma ideia que possa contribuir para suas vidas profissionais, já terá, segundo ele, valido a pena.

Aprendizado - Emerson Adriano Sasso, cooperado da regional Marilândia do Sul, que sempre participa dos encontros promovidos pela cooperativa, classificou a iniciativa da Cocari em promover esses eventos como uma maravilha. "Perde quem não vem. Aqui você aprende muita coisa e se a pessoa seguir tudo certinho o resultado, com certeza, aparece." (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados