COCARI: Focado na rotação de culturas, Dia de Campo reúne 500 produtores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início nesta quarta-feira (1/2) o Dia de Campo-Culturas de Verão da Cocari. Programado para ocorrer durante dois dias, só no primeiro dia foram recebidos no CTC cerca de 500 produtores, vindos das regionais Mandaguari, que compreende os municípios de Mandaguari, Cambira, Jandaia do Sul, e os distritos de Pirapó e Caixa de São Pedro; regional Aquidabam, com produtores de Aquidaban e São Luiz; regional Marialva, regional Marilândia do Sul, que reúne cooperados de Marilândia do Sul e Ortigueira; e da regional Itambé, com produtores de Itambé e  Bom Sucesso.

Sebold - Ao cumprimentar e agradecer os cooperados pela presença em mais esse evento promovido pela cooperativa, o presidente Vilmar Sebold destacou que esse dia de campo tem um diferencial em relação aos outros já realizados. "Esse dia de campo é muito especial porque vai permitir ao produtor observar a diferença que faz a tecnologia da rotação de cultura. Isso porque, quando o ano é benéfico, não se percebe muito as diferenças nas culturas, agora num ano como este, dá para perceber claramente a diferença do uso das tecnologias", disse Sebold, acrescentando que nas lavouras desenvolvidas no CTC da Cocari as condições são as mesmas que os produtores enfrentam em suas propriedades.   Sebold aproveitou a oportunidade para reforçar aos cooperados que, no Paraná, a cooperativa já não tem como abrir áreas de cultivo e que, portanto, é necessário investir em tecnologia. "Temos que trabalhar com tecnologias, sempre analisando o custo benefício. Existem custos que se justificam e existem benefícios que suportam o custo que isso possa acarretar", sintetizou.

 

Rotação de culturas - O Dia de Campo - Cultura de Verão está focado este ano na rotação de culturas, cujo planejamento foi definido de forma a atender as necessidades de manejo de solo e das lavouras. O engenheiro agrônomo responsável pelo CTC, João Batista Gonçalves Dias da Silva, explicou que esta edição do dia de campo  está ocorrendo pela primeira vez nos canteiros onde foram realizados os dias de campo de inverno o ano passado e nos últimos 5 anos. As culturas da estação deixaram de ser plantadas na área do fundo do Centro Tecnológico, passando a ser plantadas na área da frente.

 

Controle de doenças - Segundo ele, a rotação de cultura atende a uma necessidade de manejo no que se refere ao controle de doenças. Quando as culturas são plantadas sempre no mesmo lugar, aumentam as possibilidades de ocorrências de doenças, principalmente as de raiz.  "Isso porque a parte germinativa do fungo se armazena no solo, e algumas doenças de folha também ficam na palhada. Então, se o milho é plantado onde já tinha milho, aumenta a fonte de inóculo. Com a soja acontece a mesma coisa", reitera o agrônomo.

 

Aumento de produtividade - Dentro do planejamento macro do Departamento Técnico da Cocari para as parcelas desenvolvidas no CTC, este ano a proposta foi de alternar o plantio das culturas e no próximo período de verão, a ideia é inverter novamente a área de soja com área de milho. "Onde tem a vitrine de soja, será colocada a vitrine de milho e vice-versa. Só essa rotação de culturas é suficiente para aumentar em até 20% a produtividade das lavouras", garante o agrônomo responsável pelo CTC.  Ele disse ainda que a sequência das lavouras representa um problema. "A rotação de culturas do dia de campo da Cocari é um conteúdo muito importante em tecnologia. É isso que queremos mostrar para os agricultores, de forma que o produtor nunca encontre, em eventos diferentes, a mesma cultura no mesmo lugar. Isso é para ele entender que lá na roça, no sítio, na fazenda, tem que fazer a mesma coisa para ter mais produtividade. Essa é a proposta", finalizou o agrônomo.

 

Balcão de negócios - Os visitantes do CTC tiveram a oportunidade de conhecer as propostas da Cocari aos cooperados no Balcão de Negócios, um espaço especialmente montado para receber os produtores cooperados. "Hoje, se o agricultor quiser fechar um pacote para a safra 2012/2013, para a cultura da soja, a cooperativa oferece condições comerciais para isso, ou seja, fecha negócio agora na compra de insumos da soja, com vencimento para abril de 2013. Ele pode comprar sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, com prazo para pagamento estendido para  o próximo ano", esclareceu o gerente Comercial de Bens e Fornecimento da Cocari, Jacy Cesar Fermino da Rocha. "Tem também soja com preços especiais para contratos fixos. Isso permite ao produtor definir hoje os custos da safra seguinte, com boas oportunidades para este momento", salientou.  A equipe do Departamento Técnico da Cocari está de plantão para orientar e recomendar o melhor negócio aos cooperados das diferentes regionais, conhecendo a realidade de cada produtor. 

 

Outras atrações -  As mulheres de cooperados puderam assistir a uma palestra sobre os cuidados com a pele no verão, ministrada por Angela Renata Trintinalha. Máquinas e implementos agrícolas estão expostos para visitação no Centro Tecnológico.

 

Segundo dia - O Dia de Campo - Culturas de Verão segue pela tarde e terá sequência amanhã (2/2), quando é esperado um número ainda maior de produtores, vindos de Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Cruzmaltina, Faxinal, São Pedro do Ivaí, Mariza, Lunardelli, Jardim Alegre, Lidianópolis, Kaloré, Borrazópolis e Marumbi.

Conteúdos Relacionados