COCARI: Encontro Regional do Cooperjovem é realizado em Mandaguari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O último Encontro Regional do Cooperjovem do ano foi realizado na segunda-feira (13/12), na sede da Cocari, em Mandaguari. O vice-presidente da Cocari, Luiz Carlos Firmino da Rocha, na abertura do evento, avaliou como muito importantes as ações realizadas pelo Cooperjovem no decorrer do ano, lembrando que a cooperativa desenvolve o Programa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em Mandaguari e Kaloré desde 2003 e em Jandaia do Sul e Apucarana desde 2009. Ele vê a necessidade de expansão do programa.   "É necessário que outras regionais, outros municípios manifestem o interesse em participar deste projeto, que é muito importante para o desenvolvimento, porque eleva o nome das escolas e propicia aos jovens, desde o início de sua vida escolar, saber o que é o cooperativismo, a importância do companheirismo e da cooperação com o outro. Isso repercute positivamente na formação, na vida dessas crianças e na sociedade como um todo", disse.

Aluna recebe prêmio de redação - Durante o encontro houve a premiação da menina Gabriela Aparecida Trintilhano Domingos, aluna da Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira, que conquistou a segunda posição no IV Prêmio Nacional de Redação, promovido pelo Sescoop. Ela ganhou um MP5 e um troféu. Fernando José Mendes, analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, ressaltou a importância do cooperativismo e do trabalho em equipe.  "Hoje estamos aqui para premiar a Gabriela, agradecer a Cocari, a Secretaria de Educação de Mandaguari e a escola pela parceria e lembrar que esse prêmio é um incentivo aos outros alunos", salientou. "Viemos aqui prestigiar esse encontro e dizer que esse foi um ano corrido, com muitos eventos, muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo, resultado do empenho, do maravilhoso trabalho de cooperativismo, por meio do qual a gente consegue alcançar belíssimos resultados", comemorou.

Satisfação - A secretária municipal de Educação, Vilma Pavani, falou da satisfação de chegar ao final de mais um ano letivo com resultados tão positivos e da surpresa pela conquista da aluna no 3º lugar no Estado e 2º em nível nacional.  "Foi motivo de grande orgulho para nós e vem reforçar e incentivar ainda mais o cooperativismo nas ações pedagógicas." Segundo a secretária, o texto de Gabriela descreve com propriedade a importância da cooperação na vida das pessoas. "Na minha opinião, somente a educação tem o poder de transformar uma sociedade, contribuindo assim, para a construção de um mundo mais justo e melhor para se viver", enfatiza. "Por meio do Programa Cooperjovem é possível trabalhar o cooperativismo de forma efetiva exaltando os valores essenciais como a cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, honestidade e ajuda mútua, todos muito importantes nos dias de hoje", analisa.

Revisão de conceitos - Os professores presentes no encontro puderam assistir a uma palestra, ministrada por José Amauri Crosariolli, intitulada ‘Tempo de Oportunidade, Investimento e Criatividade', que trabalhou cada um dos itens, sugerindo que os professores façam uma revisão nos conceitos, fazendo da cooperação uma equação matemática interessante. "Quando eu somo as quatro variáveis: Tempo, Oportunidade, Investimento e Criatividade, como uma equação matemática de adição, o resultado é vencer e nesse ‘vencer' eu pretendo mostrar aos professores que boa parte das atividades depende única e exclusivamente daquilo em que ele acredita, daquilo que enxerga, pois o mundo é dinâmico e está buscando a inovação e hoje, para que possamos aprimorar as atividades nas escolas, os conceitos devem ser revistos", destacou o palestrante, que sugeriu ainda que os educadores insiram as tecnologias e inovações disponíveis no cotidiano dos alunos como ferramentas de cooperação.  "O desenvolvimento tecnológico deve ser repassado ao aluno e aplicado aos conceitos de cooperação", reforçou.  Na equação proposta pelo palestrante a operação de diminuir não foi esquecida. "A aplicação dos conceitos de cooperativismo reduz o tempo gasto nas atividades, reduz as dificuldades e os atritos."

Teatro - O último Encontro Regional foi encerrado com apresentação da peça teatral ‘A formiguinha e a neve', encenada pelas crianças de Kaloré, da Escola Ângelo Impossetto, que demonstrou a importância da ajuda mútua e que as pessoas precisam estar atentas às necessidades do outro. O evento contou com a presença de representantes das cooperativas Cocamar, Integrada e Nova Produtiva, além da Cocari.

Troféu bom planejador 2010 - Durante o evento, o analista de Desenvolvimento humano do Sescoop/PR entregou à assistente de cooperativismo da Cocari, Elisabete Segalli, o Troféu bom planejador 2010', criado em novembro pelo Sescoop. O critério de premiação é a utilização de 95% a 100% dos recursos repassados pelo Sescoop e segundo o analista, a Cocari cumpriu o objetivo. "Todos os títulos previstos deviam ser planejados, aprovados e realizados. E a Cocari obteve esse desempenho, realizou todos os títulos que estavam planejados, entregou o relatório do sistema de autogestão, cumprindo todas as etapas", salientou.

Agentes - O prêmio é para a cooperativa e extensivo aos agentes de cooperativismo, como Elisabete Segalli, Angelo Trintinalha e Silvia Gil, dos Recursos Humanos e Marcos de Faria, da Controladoria. "Isso é resultado de trabalho em equipe e a Cocari demonstra muito bem isso, com o trabalho realizado com as 850 crianças atendidas pela cooperativa em 2010", finalizou.

Expectativa - A expectativa é que em 2011 o número de crianças atendidas pelo Cooperjovem chegue a 1.100. (Imprensa Cocari)

{gallery}noticias/2010/Dezembro/17/2010121715045/{/gallery}

Conteúdos Relacionados