COCARI: Dia de Campo sobre culturas de inverno com mil visitas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari, foi palco para mais uma demonstração de tecnologias e novidades do setor rural aos cooperados da Cocari. Durante os dois dias (05/08 e 06/08) do "Dia de Campo Culturas de Inverno", mais de mil pessoas, entre cooperados, visitantes e expositores, passaram pelo CTC.

Estandes - O evento contou com a participação de 40 empresas parceiras, e os cooperados, divididos em grupos, visitaram 22 estandes, sendo que dois eram do Departamento Técnico da Cocari (Detec). No primeiro estande do Detec, os visitantes conheceram os resultados de um trabalho desenvolvido na cultura de trigo, sobre a densidade de plantio. Já no segundo estande, foram apresentadas informações acerca da legislação para o plantio de milho transgênico e, também, sobre a necessidade do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) na aplicação de defensivos agrícolas.

Público feminino - As mulheres cooperativistas que compareceram ao "Dia de Campo Culturas de Inverno", participaram de uma palestra com a nutricionista e produtora rural Mary Ângela Baziqueto, que tratou do reaproveitamento de alimentos, cuidados com a saúde e manipulação de alimentos, além de informações sobre higiene. 

Novidades - De acordo com o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, algumas variedades de milho safrinha chamaram atenção no evento, em razão da qualidade. "Nós sabemos que temos uma série de produtores com problemas de milho que está brotando, em função do excesso de chuva e de uma série de outros fatores que ocorreram. Este ano, nós estamos vendo aqui, variedades de milho de uma qualidade que impressiona; algumas variedades que não têm nenhum defeito na espiga, nenhum defeito nos grãos", relata Sebold.

Proteção de minas - No "Dia de Campo Culturas de Inverno" foi lançado o novo projeto da Cocari, Nortox e Emater - Proteção de Minas - que visa preservar e conservar nascentes e minas para se ter água de melhor qualidade. Esse projeto, implementado anteriormente pela Coopavel, na região de Cascavel, já está com mais de quatro mil nascentes protegidas.

Novo desafio - Segundo o presidente da Cocari, o programa é um novo desafio e um diferencial que está sendo oferecido ao produtor para que ele tenha água de alto padrão. "Estamos lançando esse programa em parceria com a Nortox e estaremos mapeando, junto com os técnicos, os produtores que tenham interesse, dando condições para que ele faça corretamente a preservação e a conservação da nascente", explica. Sebold ainda completa, "o que se vê na região de Cascavel, bem como em Minas Gerais onde o projeto está em andamento, é que o volume de água dessas minas tem aumentado em até 30%".

Sorteio - Ao final, nos dois dias do "Dia de Campo - Culturas de Inverno", os cooperados concorreram a prêmios, patrocinados pela cooperativa e por parceiros. Foram sorteados aparelhos de televisão, microondas e relógios. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados