COCARI: Dia de Campo de Inverno reúne 1.100 cooperados em Mandaguari

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 1.100 cooperados compareceram ao Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari, para acompanhar as novidades para as culturas da estação no Dia de Campo de Inverno, promovido nos dias 18 e 19 de julho. No primeiro dia, os visitantes foram produtores rurais das regionais da Cocari de Aquidaban, Itambé, Mandaguari, Marialva e Marilândia do Sul. Já no segundo dia foi a vez dos cooperados das regionais Cruzmaltina, Kaloré, São Pedro do Ivaí e Rio Branco do Ivaí conferirem as novas tecnologias e manejos para as culturas de milho e trigo.

Panorama da agricultura – Na abertura dos dois dias do evento, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, agradeceu a participação dos cooperados, representantes de empresas parceiras e pesquisadores, especialmente em um dia com neblina e temperaturas tão baixas na região de Mandaguari como as registradas na quarta-feira. “Agradecemos aos pesquisadores e ao Departamento Técnico, pois é por meio da pesquisa que se pode fazer a diferença e por isso que vocês saíram de casa em um dia como este, vindo atrás de novidades para agregar maior produção para os senhores cooperados”, frisou.

Ano diferente – Na ocasião, o presidente falou sobre o cenário da agricultura nos últimos meses, destacando as previsões de quebra de safra dos Estados Unidos em virtude da estiagem que afeta o país. “Estamos vivenciando um ano totalmente diferente do que vimos até hoje, com fatores que, provavelmente, irão mudar os patamares dos preços agrícolas para uma nova escalada, o que já aconteceu em 1988, depois voltou a ocorrer em 1998-1999 e agora novamente”, disse.

Seca severa – “A previsão climática nos Estados Unidos é extremamente preocupante, pois a seca já é a mais severa desde 1956. Seguramente faltará soja no mundo e os povos mais pobres do planeta, em especial na África, serão os mais atingidos nos próximos anos. A ONU já fala que mais de um bilhão de pessoas podem ter falta de comida”, declarou Sebold. Na sequência, o presidente destacou que os preços da soja e milho gerarão maior inflação, sendo que, neste momento, estão afetando mais seriamente a suinocultura, que corre o risco de ser inviabilizada no Brasil.

Reserva – Diante desse cenário, Vilmar Sebold deixou um conselho aos cooperados. “Nós temos de estar preparados para o mercado. Então, façam uma reserva nesse momento. É ano de vender de pouquinho, de vender picadinho o milho que vocês vão colher e que, se Deus quiser, nós vamos ter uma grande safra na nossa região, para buscar um preço médio porque a tendência é altista”, recomendou. “Cada um é dono da sua produção e é livre para buscar a melhor forma e a melhor opção para a comercialização, mas procurem manter um pouco daquilo que vão colher”, complementou Sebold. 

Troca de experiências – O cooperado Milton Pedro da Silva, da regional Cruzmaltina, diz ter achado importante ouvir esclarecimentos sobre a situação do mercado internacional. “Se o presidente não tivesse falado eu não saberia como está o mercado. É importante participar de eventos como este porque além de aprender sobre plantio, a gente fica sabendo sobre o mercado. Aqui eu recebo informações e troco experiências com produtores de longe também”, revelou o cooperado.

Estandes – Durante o Dia de Campo, os produtores puderam conferir híbridos de milho, novas cultivares de trigo, forrageiras de inverno e controle químico de pragas e doenças. Foram instalados 22 estandes de empresas parceiras da Cocari para visitação dos cooperados no CTC, entre eles o estande do Departamento Técnico (Detec) da Cocari. Distribuídos em grupos, os produtores percorreram as estações conferindo as novidades apresentadas pelos representantes das empresas, pesquisadores e por integrantes do Detec. Ainda houve exposição de maquinários e implementos agrícolas.

Público feminino – Além de conferirem as novas tecnologias para a agricultura, no segundo dia do evento as mulheres também puderam assistir a uma palestra sobre a Influenza A (H1N1), sendo ministrada pelo médico do trabalho Dr. José Augusto da Cunha Grohmann, na Associação Atlética Cocari. Na palestra, Grohmann falou sobre formas de prevenção deste novo vírus de gripe, ressaltando a importância de cuidados simples, como lavar as mãos constantemente e o uso do álcool em gel, para diminuir a probabilidade do contágio da H1N1. A distribuição de um panfleto com informações sobre a doença também ajudou a tirar dúvidas. (Imprensa Cocari)

{gallery}noticias/2012/julho/24/cocari/{/gallery}

 

Conteúdos Relacionados