COCARI: Cooperado vence o Concurso Café Qualidade Paraná 2010

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mais uma vez um cooperado da Cocari se sagra campeão da etapa estadual do Concurso Café Qualidade Paraná. Dessa vez, Valdir Rodrigues de Souza, de Jandaia do Sul, foi o ganhador. O resultado foi apresentado dia 4 de novembro, em Londrina

Reconhecimento - Ele conta que ao ouvir seu nome como ganhador, lhe veio à cabeça o pai, já falecido. "Meu pai me ensinou muito. Eu queria tanto que ele estivesse aqui, mas eu sei que ele está me vendo", disse, emocionado. Para Valdir, o prêmio é uma coroação por todo o trabalho realizado com o café. "Estou na cafeicultura há muito tempo e  fiquei bastante satisfeito, porque isso  vem a coroar aquilo que a gente vem fazendo. É muito gratificante, é uma coisa que não tem como expressar", completou.

Melhorias - O produtor atribuiu a vitória ao trabalho que vem realizando na propriedade há muito tempo e às melhorias implantadas, como o terreiro suspenso para melhor secagem do café, o manejo com cama de frango, a adubação química, sempre com a orientação dos técnicos, o adensamento da lavoura, que permite até 18 mil pés de café por hectare, além do esqueletamento e a adequação das ruas para a entrada da máquina colheitadeira. "Esse prêmio é uma coroação por todo esse trabalho", disse, ainda sem acreditar no que estava acontecendo.

Concorrência- Ele contou que não sabia muito bem como funcionava. "A gente vem para ganhar, mas quando chega e vê tantos outros produtores com o mesmo intuito, a gente se assusta", revelou. "Mas depois pensei: Deus é quem sabe o que eu mereço", resignou-se.  Quando soube que entre os quatro chamados, dos quais fazia parte, estava o vencedor, as pernas tremeram. "E quando ouvi meu nome, foi muita emoção, o chão fugiu debaixo de meus pés, uma sensação muito gostosa", resume.

Determinação - Para Roberval Simões Rodrigues, engenheiro agrônomo que presta assistência ao produtor, é gratificante ver o resultado e a felicidade do cafeicultor.  "Para mim, a coisa mais gostosa é ver ali o Valdir sorrindo". Ele lembra que há três anos, durante um evento, Valdir disse aos técnicos da cooperativa que no ano seguinte estaria no concurso. "E ele entrou e foi o terceiro colocado. E este ano conseguiu atingir o que ele queria: ser campeão. A gente sente que venceu junto com ele." E continua. "É bom saber que a gente o ajudou a conseguir realizar os sonhos dele. É bom trabalhar na Cocari porque ela me permite fazer isso. É bom demais", reafirma.

Satisfação - Cássio Roberto Vinholi Sespede é engenheiro agrônomo da Cocari e gerente da regional a que o produtor pertence. "Para nós é uma satisfação ver um cooperado nosso, da regional de Mandaguari, que começou há três anos e sempre correu atrás dos seus objetivos, procurou ter um café de boa qualidade, buscou a melhor maneira de conduzir a lavoura, de fazer uma colheita muito bem feita, de secar o café da melhor maneira." Sespede fala do reconhecimento que o cooperado demonstra aos técnicos da Cocari. "É uma satisfação ver o reconhecimento que o cooperado tem pela Cocari, pelo trabalho que nossos técnicos desenvolvem junto aos produtores, de forma bem próxima, fazendo o produtor acreditar que pode ter um café de qualidade, que ele pode ser um vencedor."

Parcerias - O crescimento do café no Paraná, o agrônomo atribui às parcerias fortes entre a cooperativa, a Emater, as prefeituras dos municípios, entidades ligadas ao café. "Sempre se falou que o Paraná produzia muita quantidade, mas não tinha qualidade e nós estamos provando que o café do Paraná tem condições de concorrer com qualquer café do Brasil", finaliza.

Abic - Valdir participará do Concurso Nacional  Abic de Qualidade do Café, de 12 a 16 de novembro, durante o Encontro Nacional das Indústrias de Café, em Natal-RN. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados