COCAMAR: Safrinha de milho teve uma das melhores médias dos últimos anos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Já próxima de ser finalizada, a colheita de milho safrinha tem resultado em uma das melhores médias de produtividade dos últimos anos na região da Cocamar. Segundo o departamento técnico da cooperativa, os produtores vêm conseguindo, um pelo outro, 3.895 quilos por hectare, volume que supera a média prevista inicialmente pelos técnicos, que era de 3.600 quilos/hectare. O engenheiro agrônomo e coordenador técnico de produção de grãos da Cocamar, Antonio Sacoman, ressalta: é a melhor produtividade dos últimos anos. Ele explica que a soma de alguns fatores contribuiu para isso: o produtor investiu mais em tecnologia, o que foi fundamental, mas o clima, de certa forma, também ajudou. Sacoman lembra que não fosse pela geada ocorrida em junho, prejudicando especialmente áreas de baixadas, o resultado poderia ter sido ainda melhor. O coordenador acredita que a média dos 170.890 hectares cultivados na região da Cocamar deverá ficar em 3.800 quilos, totalizando uma produção de 649,3 mil toneladas.

Consórcio com branquiária - Antonio Sacoman destaca, ainda, o sucesso de uma prática que avançou fortemente na região este ano: o consórcio de milho safrinha com braquiária, cuja finalidade é gerar palha para a cobertura do solo durante o verão. Foram 11 mil hectares e, ao contrário do que alguns produtores imaginam, a braquiária não afetou a produtividade do milho. "O rendimento foi o esperado. Onde houve diminuição na produtividade, ela foi mínima, variando entre zero e 6% na comparação com o milho solteiro". Por outro lado, ressalta ele, houve áreas em que, mesmo com o consórcio, o milho rendeu bem mais que em lavouras solteiras.

Vantagens - A vantagem para o produtor que opta em fazer o consórcio de milho safrinha com braquiária não se resume aos lucros com a cultura no inverno. Sacoman ressalta que o benefício da intensa palhada deixada pela braquiária vai favorecer o desenvolvimento e também a produtividade da soja no verão.  "O solo fica protegido e garante umidade por mais tempo após uma chuva". A braquiária deve ser dessecada 30 dias antes do plantio de soja, que é geralmente iniciado na região por volta do dia 10 de outubro. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados