Cocamar: Rede Colaborativa avança com a adesão da Sicredi Dexis
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma reunião na manhã de sexta-feira (18/10) na sede da Sicredi Dexis em Maringá, formalizou a adesão da cooperativa de crédito à Rede Colaborativa formada por Cocamar e três associações de municípios da região noroeste do Paraná e em fase de implantação, que tem como objetivo obter mais assertividade em prognósticos de previsões e análises sobre o clima para apoiar produtores rurais em seu planejamento, gestores públicos na programação de obras e a defesa civil no monitoramento de eventos extremos.
Além dos presidentes da Cocamar e Sicredi Dexis, respectivamente Divanir Higino e Wellington Ferreira, participaram alguns conselheiros, dirigentes de ambas as cooperativas e técnicos da Rede Colaborativa.
Em estruturação
Na oportunidade, Higino fez uma apresentação de como a Rede – proposta pela Cocamar - vem sendo estruturada com a adesão de municípios representados pela Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação de Municípios do Noroeste do Estado do Paraná (Amunpar) e Associação de Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte).
Os municípios estão localizados num raio de 16,5 mil quilômetros quadrados, onde vão ser instaladas mais de 200 estações climatológicas. Ao aderirem à Rede Colaborativa, eles se comprometem a somar pontos de monitoramento e pós-processar os dados no mesmo sistema.
A Cocamar, que há cinco anos trabalha com serviços avançados de pós-monitoramento de dados de previsão do tempo, já possui uma rede com 55 estações distribuídas em propriedades de produtores cooperados em várias regiões e pretende acrescentar outras ao projeto.
Meteoblue
Os dados coletados nas estações vão ser pós-processados por uma tecnologia suíça, fornecida pela Meteoblue, que permite alcançar índices de precisão superiores a 80% em prognósticos de curto prazo, além de gerar um leque de imagens e dados confiáveis que vão ser disponibilizados no site da cooperativa, das prefeituras e em um aplicativo, beneficiando os habitantes da região – população urbana e produtores rurais – e impactando diretamente a gestão municipal com dados e alertas mais precisos.
A Rede Colaborativa vai oferecer, ainda, uma malha de dados auditáveis, que irá auxiliar em ferramentas importantes para os produtores como o seguro rural. O sistema funciona como um radar meteorológico com visão três horas à frente, acompanhando a movimentação de nuvens e chuvas.
"Ao vivo"
“É dessa forma que são monitoradas as tempestades e as oscilações climáticas nos Estados Unidos e Europa”, mencionou Higino, ao informar ainda que o sistema possibilita um acompanhamento “ao vivo” com atualização a cada 15 minutos e infere positivamente nos cálculos de previsão de até 14 dias.
Segundo ele, não se trata de um serviço meteorológico comum e, sim, a implantação de uma sofisticada estrutura ainda não existente no Brasil e na América Latina, capaz de elevar o nível de informações nessa área a um novo patamar.
Compromisso
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Agro da Sicredi Dexis, Vítor Pasquini, “a cooperativa tem um compromisso com a comunidade e os produtores rurais, levando educação, formação e informação para os seus associados e fortalecendo assim o princípio 5º do cooperativismo. O projeto de intercooperação com a Cocamar permitirá que os produtores rurais tenham mais segurança em suas decisões ao utilizar dados meteorológicos mais precisos e gerenciar melhor os riscos climáticos”.
"Tudo que puder ser melhorado, maximizado e facilitar a vida do nosso associado e do negócio dele, estaremos envolvidos e apoiando como cooperativa", frisa o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira.
Contrato
O diretor da Meteoblue, Miro Lima, explica que a empresa firmou um contrato com o Sicredi Dexis durante a semana, tendo adquirido uma plataforma para o monitoramento dos dados, programando um treinamento para seus gerentes de agro e colaboradores ligados às áreas de seguro e produtos, sejam capacitados. Já no dia 6 de novembro será realizada a primeira reunião do comitê de trabalho, sendo que a cooperativa de crédito disponibilizou dez agências onde vão ser instalados pontos de monitoramento integrantes da Rede Colaborativa. (Assessoria de Imprensa Cocamar)