COCAMAR: Quase 15% da safra de laranja já foi colhida na região da cooperativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 550 mil caixas de 40,8 quilos de laranja já foram colhidas nos pomares de produtores vinculados à Cocamar, na região noroeste paranaense. A safra, iniciada em junho, representa pouco mais de 13%, até agora, do volume  estimado de 4,2 milhões de caixas, 700 mil a mais que no ano passado. 

Chuvas - O coordenador técnico de culturas perenes da Cocamar, Leandro Cezar Teixeira, disse que o excesso de chuva na segunda quinzena de julho atrapalhou a colheita, que deveria estar mais avançada. "Em algumas lavouras mais adiantadas, começaram a cair frutos. Nesta época, estamos finalizando a colheita da variedade Iapar, a mais precoce." Depois da variedade Iapar será a vez da pêra, seguida da valência e, por fim, em novembro, da folha-murcha. A média de produtividade, considerando pomares a partir de três anos, é de 600 a 650 caixas, segundo Teixeira.

Área - Na região da Cocamar são cultivados 8,2 mil hectares com pomares de laranja. Até o final de 2009 a previsão é que essa área aumente em pelo menos 300 hectares.

Florada - Como dentro de um mês a grande maioria dos pomares estará em plena florada, a orientação do coordenador Leandro Cezar Teixeira é que, neste período, o produtor converse com um profissional da cooperativa para fazer o planejamento de manejo da estrelinha, uma espécie de fungo que provoca a queda da flor. "É importante saber a fase ideal da flor para fazer a aplicação do fungicida, saber o volume ideal da calda e a dosagem do produto, além da quantidade de pulverizações que deve ser feita", completa. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados