COCAMAR: Produtores fazem a semeadura de trigo na região

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 Começou a semeadura de trigo na região da Cocamar e a previsão da cooperativa, que atua com 56 unidades operacionais nas regiões norte e noroeste do Estado, é de que sejam cultivados cerca de 130 mil hectares. Os trabalhos vão até o início de maio. Ao contrário do que acontece no noroeste, onde o predomínio é de milho, a triticultura ocupa um espaço considerável em propriedades da região de Londrina.

Média boa - No município de Arapongas, o gerente da unidade local da Cocamar, Giovane Reivilla, conta que o trigo é uma opção a mais de renda durante o inverno. Na última safra, a média de produtividade foi de 48 sacas por hectare. "O clima ajudou e não tivemos problemas com doenças", lembra. "Nessa região o plantio do trigo é bem tradicional devido a altitude, com condições climáticas mais propícias a cultura que as do noroeste", comenta o coordenador técnico de culturas anuais da Cocamar, Paulo André Machinski.

 

Milho não vai - O produtor Martin Gellert, de Arapongas cultiva 387 hectares de trigo. Ele conta que não está focado em produtividade: "Minha intenção é deixar a terra limpa para a safra de verão. Aqui, devido a altitude de 650 metros acima do nível do mar, o plantio de milho é arriscado no inverno, não vai tão bem, por isso temos que plantar trigo", explica. O preço não é o que os agricultores desejariam, segundo Gellert. Mas diz que no ano passado, mesmo com a cotação em baixa, ainda conseguiu lucrar, pois a produtividade foi boa: 52 sacas/hectare. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados