COCAMAR: Milho geneticamente modificado já está chegando à região

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os produtores da região da Cocamar já vão ter para a safra de verão 2008/09 uma pequena quantidade de sementes de milho Bt (geneticamente modificado). A aprovação do plantio desse milho no Brasil se deu em agosto de 2007 e foi ratificada no dia 12 de fevereiro de 2008.  O plantio começa em setembro mas o cultivo é bastante reduzido durante o verão na região da Cocamar, uma vez que os produtores optam em sua grande maioria pela cultura da soja.

Milho - De acordo com técnicos, quem já se acostumou a trabalhar com a soja RR (em que se usa glifosato para o controle de ervas daninhas) precisa entender que, no caso do milho, a tecnologia não é a mesma. Ou seja, o milho GM foi desenvolvido para apresentar resistência ao ataque de lagartas do cartucho, da espiga e do colmo.  Duas companhias detêm tecnologias próprias e estão autorizadas a comercializar sementes no Brasil: a Monsanto (detentora das marcas Agroeste, Agroceres e Dekalb ) e a Syngenta.

Inverno - O plantio de milho é intensificado na região da Cocamar durante o período de inverno. Nos últimos anos, a chamada "safrinha" cresceu fortemente e a previsão é que os produtores vão ter à sua disposição sementes Bt para plantar no inverno de 2009. Sempre quando surgem novidades assim, a exemplo do que já ocorreu com a soja RR, os produtores ficam apreensivos, inseguros e com muitas dúvidas. Por isso, a edição de agosto do Jornal de Serviço Cocamar, que começa a ser distribuída por volta do dia 20, vai trazer uma ampla reportagem sobre o milho Bt, elaborada com informações fornecidas pelas empresas Syngenta, Monsanto e Pioneer. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados