COCAMAR II: Produtos para o mercado solidário estão em alta

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Desde 1999, quando o suco concentrado e congelado de laranja da Cocamar começou a ser exportado para a Europa com a recomendação e o selo da ONG alemã Fairtrade Labelling Organization (Flo), dirigido a consumidores que não fazem questão do preço desde que a cadeia de produção não inclua mão-de-obra infantil, a demanda por produtos do mercado solidário internacional nunca perdeu força. Nem agora, quando os mercados ainda se ressentem da retração causada pela crise mundial. Na recente feira Anuga 2009, realizada em Colônia, na Alemanha, o gerente comercial de frutas e sucos da cooperativa, Peter Elshof, diz que ficou surpreso com a quantidade de potenciais compradores e representantes interessados em produtos do mercado solidário (no caso da Cocamar, o suco de laranja). "Não raro, tínhamos que fazer três reuniões ao mesmo tempo", observa Elshof.

Oportunidades - Segundo ele, enquanto na Europa houve um declínio no consumo, a procura é ascendente em mercados como Oriente Médio, Ásia, Leste Europeu, Rússia e até mesmo África. E, se por um lado a tonelada de suco é cotada hoje acima de US$ 1,2 mil, o produto proveniente do mercado solidário, como o da Cocamar, chega a ser negociado a US$ 1,7 mil. O gerente lembra que a quebra de produção apontada em recente relatório do Usda (departamento de agricultura dos Estados Unidos), da ordem de 20 milhões de caixas, aqueceu as cotações que, até pouco tempo, estavam na casa de US$ 1 mil/tonelada. Diante deste cenário, a previsão é que, até meados de 2010, chegue a US$ 1,5 mil. (Imprensa Cocamar)

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