COCAMAR II: Linha Viridian avança para se consolidar entre os cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Lançada em meados do ano passado, a linha de fertilizantes foliares e adjuvantes Viridian, produzida pela Cocamar no seu parque industrial em Maringá (PR), vem conquistando espaço entre os produtores associados da cooperativa, que cultivam mais de 950 mil hectares com soja nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A oleaginosa responde por 80% do faturamento do portfólio composto por 13 foliares e quatro adjuvantes.

Cooperados - Pelo planejamento da Cocamar, o objetivo é, primeiramente, consolidar a marca entre os cooperados e só depois sair em busca de novos mercados, conforme cita o engenheiro agrônomo Marcos Paulo de Oliveira, que faz a gestão da equipe técnica especializada.

Confiança - Segundo Marcos, para se destacar em um segmento marcado pela presença de grande número de empresas, a Cocamar estruturou uma equipe de profissionais com larga experiência em todas as áreas de produção e busca matérias-primas junto a fontes idôneas, sem esquecer que a força do seu nome, naturalmente, inspira confiança no mercado.

Validação científica - “Nosso objetivo é oferecer os melhores produtos aos cooperados e apoiá-los no esforço para o aumento da produtividade”, observa Marcos, enfatizando que, para conferir isenção e ressaltar ainda mais a credibilidade da linha Viridian, a cooperativa atribuiu a duas respeitadas instituições – a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Dashen, de Bandeirantes (PR) – a validação científica dos produtos.

Parcelas - Ao mesmo tempo, testes de validação a campo estão sendo conduzidos nesta safra em 1.290 parcelas distribuídas em três áreas experimentais nos municípios de Umuarama, São Jorge do Ivaí e Apucarana, que apresentam condições de solo, altitudes e clima diferentes. Os produtos são utilizados, também, em lavouras de cooperados de referência nas regiões. Em todos esses trabalhos, explica Marcos, é avaliado o desempenho da linha Viridian e os resultados são apresentados aos produtores em eventos técnicos como palestras e dias de campo.

Refinamento regional - De acordo com o gerente executivo técnico, Renato Watanabe, a Cocamar passa a contar agora com o apoio de outras instituições de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos, voltados, inclusive, para outras culturas. E, em relação à soja, está sendo testada nos protocolos a combinação de produtos para assegurar os melhores resultados de produtividades por região, considerando as características de cada qual. “Estamos fazendo um refinamento regional para que as recomendações sejam ainda mais precisas para todas as regiões onde a Cocamar atua”, comenta o gerente executivo. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados