COCAMAR II: Lavouras têm desenvolvimento satisfatório na região

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As lavouras de trigo cultivadas na região Noroeste do Estado apresentam desenvolvimento considerado satisfatório, segundo dados do departamento técnico da Cocamar. Na área de ação da cooperativa estão plantados 11,2 mil hectares, 70% dos quais em fase de desenvolvimento vegetativo e 30% em floração. De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente técnico da Cocamar, Aparecido Carlos Fadoni, a estimativa inicial de produção é de 2.100 quilos por hectare. "A cultura apresenta desenvolvimento muito bom. Está chovendo bem e clima frio favorece o trigo", comentou. 

Clima e desenvolvimento das plantações - No mês de julho, os agricultores fazem tratos culturais com a aplicação de uréia, bem como o controle de pragas e doenças fúngicas. Segundo o engenheiro agrônomo Edson Matsumoto, da Unidade Maringá da cooperativa, o clima, com temperatura amena, contribui para o desenvolvimento das plantações, sendo que o nível de infestação de pragas e doenças e menor que o de anos anteriores. Produtor na Comunidade Guerra e na Venda 200, Ricardo Pereira da Conceição Silva, acredita que suas lavouras são as melhores dos últimos anos. Ele cultiva 24 hectares com a variedade CD-104. "A plantação está em fase de formação de cachos. Se o tempo continuar assim, acredito que teremos uma boa safra", ressaltou. Em Jussara a situação das lavouras não é diferente. O agricultor David Peteck cultivou 168 hectares. "No momento estamos fazendo o controle da ferrugem, pulgão e lagarta-do-trigo. As plantações estão muito bonitas", disse.

Paraná - A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) estima que nesta safra de inverno foram cultivados 1,09 milhão de hectares no Estado. Conforme avaliação, a produção, estimada em 2,8 milhões de toneladas, não foi afetada pelas geadas ocorridas no mês passado, pois em sua grande maioria, as lavouras encontravam-se estavam em fase de perfilhamento.Na safra anterior os agricultores paranaeses cultivaram aproximadamente 830 mil hectares com o grão e colheram 1,9 milhão de toneladas. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados