COCAMAR II: Dia de campo em Paranapoema atrai 250 pessoas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com demanda crescente em todo mundo por borracha e com o déficit registrado entre o que se produz e o que consome, plantar seringueira no Paraná, onde o clima e solo são propícios, é apontada por técnicos e por quem já planta, como uma excelente alternativa. "É um grande negócio não só para o grande produtor, mas muito mais interessante para o pequeno, onde é usada mão-de-obra própria", afirma Mauro Rosseto, gerente de negócios da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Com 375 hectares plantados com seringueira há três décadas, a empresa é a maior produtora do Paraná, representando mais de um terço da área plantada no Estado.

Presenças - Para que interessados pudessem conhecer melhor a cultura da seringueira, a Cocamar promoveu um dia de campo ontem na Fazenda Guanabara, de propriedade da Companhia Melhoramentos, no município de Paranapoema, que contou com a participação de 250 produtores e técnicos da região. Dentre as autoridades presentes estava o secretário estadual de Agricultura, Valter Bianchini, técnicos do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), do Instituto Ambiental do Paraná e de outras instituições, além do vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior. Dia 25, em Indianópolis, será realizado outro evento nos mesmos moldes, só que em uma área de pequeno produtor.

Fonte de renda - "Em conjunto com as entidades de pesquisa e fomento temos buscado fontes alternativas para gerar renda e uma nova riqueza no Noroeste do Paraná, especialmente na região do arenito, além de fixar a mão-de-obra no campo e também para compor a reserva legal", afirmou Jardim Júnior. A Cocamar é uma das apoiadoras do programa estadual lançado no final de 2008 que estimula a cultura da seringueira, juntamente com espécies nativas, na formação da reserva legal. Além de conhecer os dados econômicos que mostram a viabilidade do cultivo de seringueira na região, os produtores viram um seringal em produção e a forma correta, autorizada pelo IAP, de como formar a reserva legal e explorar economicamente a área. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados