COCAMAR II: Dia de Campo de Inverno reuniu mil produtores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Conhecer novas tecnologias e conversar com técnicos e outros produtores sobre a melhor forma de incorporar novidades na agricultura. Com esta finalidade, o cooperado Fábio Tadim, dono de 80 alqueires onde cultiva soja, milho e mandioca em Paraíso do Norte, participou na ultima sexta-feira (03/07) do Dia de Campo de Inverno promovido pela Cocamar em Maringá. Ele foi um dos mil cooperados que, ao longo do dia, percorreram a Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa, na PR-317, saída parla Campo Mourão.

Novas tecnologias - "Gosto de acompanhar novas tecnologias, usar boas sementes e insumos de qualidade, por isso é que sempre aos eventos da Cocamar. O que eu vejo aqui, tenho certeza de que funciona porque é recomendado pela cooperativa. Isso aqui é uma escola", afirmou. O Dia de Campo, que é considerado um vitrine para o desenvolvimento da agricultura regional, teve a participação de 45 empresas parceiras que estiveram expondo seus produtos e equipamentos, com vários lançamentos.

Oportunidade -  "Esta é uma oportunidade que nossos cooperados têm de acompanhar as novas tecnologias, e com sua experiência prática e conhecimento, fazer o melhor uso", ressaltou o vice-presidente da cooperativa, José Fernandes Jardim Júnior, na abertura. Os participantes puderam avaliar 65 híbridos de milho, sendo 15 BT, todos lançamentos, e os demais convencionais, com várias novidades, além de 20 cultivares de trigo com três lançamentos (desenvolvidos por Iapar, Coodetec e Embrapa), e três experimentos com canola avaliando 12 lançamentos e sete épocas diferentes de plantio, de março a julho (trabalho desenvolvido com a Embrapa de Passo Fundo).

Destaque - Por conta das experiências negativas com estiagens sucessivas e os resultados obtidos (produtividades 10 a 15% maiores) com a soja plantada sobre áreas onde foi feito o consórcio de milho safrinha x braquiária, esta foi uma das áreas demonstrativas que mais atraiu a atenção dos produtores, além das forrageiras de inverno (aveia, milho solteiro e braquiária solteira). Houve, também, ensaios de insumos (fertilizantes, herbicidas, fungicidas e inseticidas), e trabalhos com café, laranja e integração lavoura e pecuária. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados