COCAMAR II: Cooperativa promove Encontro Regional em Maringá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O milho, a segunda cultura em importância econômica para os produtores do Norte e Noroeste do Paraná, depois da soja, será tema de um evento nesta quinta-feira (27.11) a partir das 13h30 no salão social da Associação Cocamar em Maringá. Promovido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, o Encontro de Produtores de Milho deve reunir 400 participantes, entre agricultores e técnicos, para palestras e debates sobre assuntos que têm despertado a atenção dos agricultores, como o uso de sementes geneticamente modificadas, que vão ser ofertadas para a próxima safra de inverno. Até o momento, eles só conhecem variedades geneticamente modificadas de soja. A participação é restrita a cooperados da Cocamar e profissionais convidados.

Potencial - Segundo o superintendente técnico e operacional da cooperativa, Arquimedes Alexandrino, o potencial de desenvolvimento da cultura do milho ainda é grande na região. "Temos muito a evoluir em produtividade", lembrando que tecnologias para esse fim estão disponíveis. Diferentemente do que acontece em outras regiões do País, no Norte e Noroeste do Paraná o milho consolidou-se como uma cultura de inverno, propiciando uma segunda safra ao agricultor, que tem a soja como o seu principal negócio.

Programação do Encontro - A programação de palestras do Encontro começa às 13h40, quando o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Julio Salton, fala sobre manejo de carbono no solo e os benefícios para as culturas de grãos. Em seguida, Aroldo Marochi, pesquisador da Monsanto, trata de biotecnologia. O terceiro palestrante, Francisco Grzesiuk, da empresa Vest Segura, faz uma exposição sobre o uso de equipamentos de proteção individual. O último a falar é o professor Césio Humberto de Brito, da Universidade Federal de Viçosa (MG), sobre os gargalos da produtividade. Com o apoio de várias empresas parceiras da cooperativa, o Encontro é realizado pelo segundo ano consecutivo. 

Informações complementares - A cultura do milho ocupou 174 mil hectares na safra de inverno de 2008, na região da Cocamar, com crescimento de 10% em relação à superfície plantada na safra de 2007. A média de produtividade das lavouras ficou ao redor de 3.800 quilos por hectare (63,3 sacas). A Cocamar registrou este ano o maior volume de recebimento de milho de toda a sua história, acima de 400 mil toneladas. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados