COCAMAR II: Com irrigação, média alta de milho em solo arenoso

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A irrigação caiu como uma luva para a produtora Márcia Fabri e seu marido Peter, proprietários da Fazenda Santa Ana, em Santa Fé, região de Maringá. A compra de um pivô central junto a Cocamar, que começou a operar na última safra de verão (2020/21), possibilitou, além da soja, que o casal produzisse milho no inverno, algo que não era viável ali, em função do solo arenoso. Eles foram visitados na tarde de quinta-feira (5/8) pelo projeto Giromilho Cocamar, que tem o apoio da concessionária Zacarias Chevrolet.

Média - Agora, com umidade garantida, Márcia e Peter projetam colher uma média entre 280 e 300 sacas de milho por alqueire (115,7 a 123 sacas na equivalência em hectare). São 38 alqueires (91,9 hectares) cultivados com o cereal.

Não era viável - De acordo com o administrador Carlos Antonio Martins, que reside na fazenda há mais de oito anos, os proprietários fizeram, anteriormente, tentativas de semear milho na “safrinha”, mas acabaram desistindo em razão dos fracos resultados. Alguns vizinhos que investiram no cultivo este ano estão colhendo médias muito baixas, pois a cultura enfrentou períodos de estiagem e, depois, fortes geadas.

Salva - Como o milho da Fazenda Santa Ana foi semeado no final da primeira quinzena de março, as geadas ocorridas em junho e julho não causaram danos, pois a lavoura já estava a salvo nesse período.

Planejar - “Com a irrigação a gente consegue planejar os plantios de acordo com as épocas mais recomendadas”, afirma Márcia, que é engenheira agrônoma. No caso deles, os benefícios do pivô vão muito além: com a umidade, seu marido, que é especialista na produção de batatas, semeou este ano a primeira safra na propriedade, em 17 alqueires (41 hectares), com o objetivo de produzir sementes e, assim, diversificar as fontes de receita.

Segundo pivô - O casal se mostra tão satisfeito com a irrigação que já pensa em adquirir o segundo pivô e, assim, fazer com que 80% dos 160 alqueires (387 hectares) da propriedade, sejam servidos com umidade. Faça chuva ou faça sol, a safra está garantida. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados