COCAMAR I: Plantio escalonado é recomendado para melhorar produtividade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Apostar quase tudo em variedades de ciclo precoce, como aconteceu na safra 2008/09, foi uma medida de alto risco que acabou resultando em grandes perdas para agricultores de vários municípios. Para que isto não se repita, a Cocamar quer que seus associados tomem essa experiência como lição e, nas próximas safras, sejam mais cautelosos e trabalhem com prudência. Em paralelo ao uso de tecnologia apropriada, como uma boa cobertura do solo, o objetivo é que haja maior escalonamento do plantio. "Isto se mostra essencial", revela o presidente da cooperativa, Luiz Lourenço, lembrando que o velho lema de que não se pode colocar todos os ovos na mesma cesta, continua mais atual do que nunca.

Questão de sobrevivência - "É uma questão de sobrevivência", enfatiza Lourenço. Segundo ele, o produtor da região tem condições de trabalhar sem correr tantos riscos. "Para isso promovemos dias de campo e outros eventos técnicos que disseminam informações e fazem a transferência de tecnologias", acrescenta o presidente. Ele ressalta o sucesso de práticas como o uso de capim braquiária durante o inverno - em consórcio ou não com o milho safrinha - que produz intensa massa verde. Após ser dessecada, essa massa se transforma em um cobertor para o solo, com efeitos positivos sobre a safra seguinte, no verão. A umidade permanece por mais tempo, favorecendo a lavoura. "Quem fez isso, está colhendo mais", comenta.

Seguro - Outra orientação é que, somado ao escalonamento do plantio e a adoção de cobertura do solo, o produtor não deixe de fazer seguro. "Hoje, temos várias opções nesse sentido", conclui Lourenço. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados