COCAMAR I: Dia de Campo de Verão será na quarta e quinta-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em sua 19ª edição, considerando os dois eventos anuais, o Dia de Campo Cocamar acontece quarta e quinta-feira desta semana (dias 1 e 2), a partir das 8 horas, na Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) localizada em Floresta, ao lado da PR-317, que liga Maringá a Campo Mourão. Mais de mil produtores esperados poderão conferir, na parte da manhã, os trabalhos apresentados pela equipe de agrônomos e técnicos da Cocamar. Na parte da tarde, eles percorrem os estandes das empresas parceiras.

 

Parceiros - Ao todo são 45 empresas de sementes de soja e híbridos de milho, fertilizantes químicos e foliares, bioestimulantes, defensivos agrícolas, implementos, máquinas, pneus e lubrificantes que estarão expondo produtos, apresentando lançamentos e novas tecnologias, além de palestras ministradas por pesquisadores, segundo informa o engenheiro agrônomo Márcio Ricardo Pinto Mendes, responsável técnico pela UDT. As parcelas demonstrativas com 70 híbridos de milho e 60 cultivares de soja, apresentadas com três épocas de semeadura, devem chamar a atenção dos produtores.

 

Validação - Na UDT há trabalhos com plantios de soja em diferentes espaçamentos, populações e velocidades, uso de fertilizantes organominerais e químicos, estratégias para redução do acamamento, avaliação de produtividade da soja em diferentes coberturas de inverno (feitas em parceria com a Embrapa Soja) e de aplicação de manganês em soja transgênica (RR). Outros trabalhos desenvolvidos com soja são: uso de diferentes fungicidas (em parceria com a Embrapa Trigo de Passo Fundo-RS), adubação diferenciada (com a Esalq/USP de Piracicaba-SP), coletor de esporos da ferrugem asiática (com a Universidade Estadual de Londrina), além de plantios visando obter a máxima produtividade na cultura e de escalonamento de semeadura.

 

Milho - Para essa cultura, poderão ser vistas áreas demonstrativas com diferentes velocidades de semeadura e de tecnologia de produção. Desses trabalhos, seis serão apresentados pelos técnicos durante o dia de campo. Mas durante o ano os produtores terão acesso aos resultados de todas as áreas de validação de tecnologia. Por outro lado, pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), está instalado na UDT um experimento de híbridos de milho convencionais e Bt, para o verão, que vão servir de base para a publicação anual de resultados de produtividade e reação às doenças. Este trabalho é repetido no inverno, durante a safrinha. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados