COCAMAR I: Campeões de produtividade em laranja vão ser premiados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Na próxima quarta-feira (02/09), a Cocamar promove um evento, em Paranavaí, para divulgar e premiar os cooperados produtores de laranja classificados no concurso de produtividade da safra colhida no ano passado. A programação começa às 20h na Associação dos Funcionários da Indústria de Sucos Concentrados com acesso exclusivo para convidados.  Realizado há sete anos, o concurso conta com a participação de produtores em várias categorias. Além da média de produtividade obtida na colheita, outros critérios são avaliados, como a aquisição de insumos na cooperativa e a participação em eventos técnicos.

2008 - Na edição do ano passado, os três primeiros colocados foram Izaías Schelive, de Presidente Castelo Branco (áreas de até 15 hectares), Maurício Gardin, de Paranacity (de 15,1 a 40 hectares), Reginato Péricles Baggio e Rogério Magno Baggio, de Floraí (acima de 40 hectares de pomar). Dentre todos, a maior média de produtividade foi obtida por Izaías Schelive, com 1.417 caixas por hectare, ou 57,8 toneladas. O técnico agrícola Júnior Cezar Costa, de Nova Esperança, que presta assistência a Schelive, também recebeu premiação.

Pomares em expansão -  O programa de fomento à expansão da citricultura na região da Cocamar (Noroeste do Paraná) deve resultar, até o final do ano, no cultivo de novas áreas com pomares. Em dezembro de 2008, segundo informa o coordenador de citricultura da cooperativa, engenheiro agrônomo Leandro César Teixeira, havia um total de 8.241 hectares. De lá para cá, 117 hectares foram plantados e a previsão até o final do ano é de que os produtores plantem mais 100. Polarizados pelo município de Paranavaí, os pomares são compostos por diversas variedades: 9% Iapar, 39% pera, 26% valência e 26% folha-murcha. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados