Cocamar finaliza detalhes para o programa Imuniza Agro, em novembro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Pessoas com idade acima de 50 anos estão, naturalmente, mais vulneráveis à incidência de problemas de saúde, entre os quais o herpes-zóster (popular cobreiro) e as doenças respiratórias. Se não estiverem imunizadas, elas podem desenvolver essas enfermidades e colocar em risco a atividade familiar.
Neste ano em especial, em que há fortes variações de temperatura, baixa umidade e muita impureza no ar decorrente dos incêndios florestais que acontecem pelo país, o cenário se torna ainda mais preocupante para a saúde da população.
Por isso, a Cocamar é a primeira cooperativa agropecuária do país a aderir ao programa Imuniza Agro, a ser implementado em novembro junto a seus produtores cooperados, familiares e colaboradores.
Estratégica
Iniciativa da Belcher Farmacêutica, tendo a Cocamar como parceira, a imunização é considerada uma medida estratégica para a segurança e a continuidade do trabalho, ao manter a família saudável.
Após a realização de uma ação para conscientizar o público-alvo, em outubro, a vacinação vai acontecer no mês seguinte em locais a serem definidos pela cooperativa, como o complexo industrial em Maringá e as unidades operacionais.
Prevenção
“Uma cobertura vacinal ampla e eficaz previne doenças infecciosas”, ressalta o diretor-presidente da Belcher, Emanuel Catori. Com isso, além de melhor qualidade de vida, a prevenção de doenças resulta em economia de custos com tratamentos médicos.
Como ponto de partida, a Onda 1 do programa vai compreender a vacinação destinada a dois grupos de pessoas, com idade acima de 50 e 60 anos. No primeiro, para a prevenção do herpes-zóster; no segundo, doenças respiratórias (vírus sincicial).
Público
As pessoas mais vulneráveis de serem acometidas de herpes-zóster são aquelas com idade superior a 50 anos e indivíduos imunocomprometidos, mesmo mais jovens, como pacientes oncológicos, que vivem com HIV, são transplantados ou fazem uso de medicamentos imunossupressores.
No Brasil, estima-se que 94% da população adulta pode estar infectada com o vírus causador do herpes-zóster, o mesmo da varicela-zóster e da catapora, caracterizado por dores intensas e persistentes. A imunização requer duas doses de vacina, com intervalo de dois a seis meses entre elas.
VSR
Já o vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecção respiratória, afetando brônquios e pulmões. Na maioria dos casos está associado à bronquiolite e à pneumonia, gerando sintomas como coriza, tosse, febre e dificuldade para respirar. Requer uma dose única.
Segundo Catori, no decorrer do programa vão ser acrescidos outros tipos de vacinas e faixas de idade, de acordo com o trabalho epidemiológico da Belcher e a avaliação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da cooperativa.
Serviço
As vacinas não são disponibilizadas pelo serviço público de saúde e devem ser adquiridas, sendo que os valores praticados pelo Imuniza Agro vão ficar abaixo das cotações do mercado. (Assessoria de Imprensa Cocamar)