COCAMAR: Expectativa de cooperados é de 130 sacas de soja por alqueire, em média

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Embora preocupados com a queda gradativa da cotação da saca de soja - que terminou 2009 no patamar de R$ 40,00 e está hoje em R$ 36,20, quase 10% a menos - os produtores se mostram animados com o andamento da safra e acreditam em uma boa média de produtividade. A lavoura se desenvolve dentro das expectativas e a ocorrência de pragas e doenças não chega a preocupar tanto.

Cooperado - O cooperado Mauro Nazari, com propriedade no município de Maringá, se situa na média esperada pela maior parte deles: 130 sacas por alqueire (o equivalente a 53,7 sacas por hectare). "Estamos torcendo para que tudo dê certo este ano", comenta, não se esquecendo dos problemas enfrentados em safras anteriores, quando a produção foi prejudicada pelo clima. "Acho que vai dar para recuperar", diz. A estimativa de técnicos é que, com essa média de produtividade, sejam necessárias de 55 a 60 sacas por alqueire apenas para pagar os custos diretos.

Ervas - Num ano chuvoso como este, em que a aplicação de defensivos é mais difícil, fica visível a diferença de manejo entre uma lavoura em que foi usada variedade geneticamente modificada, de uma convencional. A primeira, que demandou até agora uma aplicação apenas, continua praticamente livre de ervas daninhas, ao contrário da segunda. Em propriedades de Maringá, segundo técnicos, há agricultores que já fizeram mais de cinco aplicações e não conseguem controlar o mato.  (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados