COCAMAR: Dia de Campo de Verão abre a temporada de eventos técnicos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em época de tempos bicudos, em que a margem de lucro é cada vez menor, o uso de tecnologias ultrapassadas pode comprometer os resultados de uma safra. Como a agricultura é uma atividade dinâmica e com muitas novidades a cada ano, eventos como dias de campo são uma das únicas formas de o produtor se manter atualizado. Este é o principal objetivo do Dia de Campo de Verão que a Cocamar realiza nesta quinta e sexta-feira (5 e 6/02) em sua Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), em Maringá.

Público - A área, com  sete hectares e situada ao lado da PR-317, na saída para Campo Mourão e próximo ao Aeroporto Regional, será aberta das 8 às 17 horas. No primeiro dia, a programação ficará direcionada exclusivamente para técnicos e colaboradores da cooperativa. Na sexta-feira, a cooperados convidados.  A previsão é que 1.500 produtores estejam presentes.

Parcelas demonstrativas - O engenheiro agrônomo Márcio Mendes, responsável pela UDT, explica que o principal atrativo são as parcelas demonstrativas que possibilitam ao agricultor avaliar o desempenho das diferentes cultivares de soja e de híbridos de milho existentes no mercado. Este ano serão 50 cultivares de soja (42 geneticamente modificadas e 8 convencionais) e 88 híbridos de milho (74 convencionais e 14 geneticamente modificados), sendo que 30% dos materiais apresentados são lançamentos que buscam precocidade, produtividade e resistência a doenças. Plantados propositalmente mais tarde, os híbridos de milho geneticamente modificados têm por objetivo mostrar o efeito da tecnologia quando do ataque da lagarta, diz o agrônomo. É a primeira vez que se faz experimentos com milho transgênico.

Cobertura do solo - Por conta do clima adverso, com forte estiagem no período reprodutivo das lavouras de verão, os resultados positivos obtidos nos trabalhos com rotação de culturas e de consórcio de milho de inverno e capim braquiária devem chamar atenção dos produtores, avalia Mendes. "A diferença é visível. As lavouras de soja nestas áreas vêm obtendo, ano a ano, resultados superiores às parcelas onde é plantada a sucessão soja-milho, além de apresentarem maior resistência à estiagem", afirma o agrônomo. Ele diz que os resultados são semelhantes aos obtidos pela Embrapa Agropecuária Oeste, que testou diversos tipos de coberturas em consórcio com o milho, obtendo produtividades de 10% a 15% superiores na soja subsequente, além de benefícios adicionais como a melhor estruturação do solo e proteção deste contra as altas temperaturas, entre outros.

Integração lavoura pecuária - Nesta parcela demonstrativa, os agricultores ainda poderão conhecer as vantagens da integração lavoura e pecuária e dois diferentes tipos de cobertura que pode ser cultivados em consórcio com o milho safrinha: a braquiária ruzizienses, mais utilizada hoje na região da Cocamar, e a braquiária brizanta xaraés, que por dar um volume maior de massa e ser mais entouceirada, é mais indicada para quem pretende fazer uma safrinha de boi antes do plantio de soja.

Laranja e café - Para os produtores que têm interesse em diversificar suas atividades, a Cocamar disponibiliza áreas demonstrativas com sete variedades de citros (laranja pêra, valência, folha murcha e iapar 73, tangerina montenegrina, poncã e limão taiti) e nove de café (mundo novo, acaiá, icatu, catuaí amarelo e vermelho, catucai, obatã, tupi e iapar 59). Com dados de avaliações feitas desde 2005, nas parcelas de café podem ser observadas as variedades que se destacam em termos produtividade, os resultados obtidos com a poda por esqueletamento, a forma correta de manejo e os espaçamentos diferenciados de plantio de acordo com o porte de cada variedade.

Novas tecnologias e produtos - Os produtores e técnicos poderão conferir ainda cerca de 40 trabalhos de empresas parceiras da Cocamar com demonstrações de novas tecnologias e produtos (defensivos, fertilizantes, bioestimulantes, inoculantes, adjuvantes foliares e corretivos de solo, entre outros) além de outras 12 empresas que trarão suas linhas de máquinas e implementos agrícolas. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados