COCAMAR: Dia de Campo de Inverno nesta sexta-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 800 cooperados são aguardados para a realização do Dia de Campo de Inverno nesta sexta-feira (18.07) na Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) da Cocamar em Maringá. Os participantes, considerados formadores de opinião em suas regiões, são selecionados e convidados pela cooperativa para o evento. Além deles, 200 técnicos também vão estar presentes.

Novidades - O Dia de Campo vai apresentar novas tecnologias para que os produtores consigam aprimorar os seus negócios, reduzir custos e aumentar a produtividade, resume o engenheiro agrônomo Antonio Sacoman, coordenador técnico de grãos da cooperativa. Segundo ele, a realização é uma oportunidade para que os agricultores tenham novas referências e incorporem conhecimentos que começam a ser difundidos. Novidades em novos híbridos de milho com maior produtividade, variedades de trigo com grãos melhorados, materiais pré-comerciais de canola, lançamentos de produtos na área de fertilizantes, defensivos e outros, além de informações em setores como citros e café, exposição de máquinas e implementos, estão entre os assuntos. As visitas são programadas para que grupos de produtores, de forma organizada, cumpram um roteiro e, nesse giro, tenham o maior aproveitamento possível.

Consórcio - Considerado uma das principais vitrines tecnológicas da agricultura regional, o Dia de Campo de Inverno da Cocamar tem, como foco, o melhor gerenciamento das atividades durante esse período, que se reflete diretamente na safra de verão. O consórcio milho de inverno com braquiária, difundido pela cooperativa desde 2006, ganha destaque no evento deste ano. A braquiária, que viceja sem concorrer com o milho, produz espessa palhada que vai cobrir o solo no verão. "Protegido, o solo se mantém mais fresco e úmido durante os meses quentes do ano, o que favorece o desenvolvimento das lavouras", explica Sacoman. Segundo ele, quando descoberto e exposto a insolação intensa, o solo atinge uma temperatura que pode chegar a 60°C, prejudicando as lavouras e potencializando os efeitos de uma estiagem. O Dia de Campo que, na quinta-feira, recebeu apenas a equipe técnica da cooperativa, funciona das 8 às 17h. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados