COCAMAR: Cooperado do norte do Estado investe no café

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Dono de 73 alqueires em uma região de relevo ondulado, o cafeicultor Dirceu Scerbo, associado da Cocamar em São Jerônimo da Serra, região de Londrina, demonstra sua confiança na cafeicultura. Ele cultiva 325 mil pés de diferentes idades. Do total, metade está produzindo e a previsão é colher este ano entre 1,5 mil a 1,6 mil sacas beneficiadas. Tudo vai para a cooperativa. No ciclo 2013/14, quando toda a lavoura estiver em produção, a meta do produtor é passar de 3 mil sacas beneficiadas – média de 34 sacas por hectare.

Pocenteiros - Como toda a colheita é manual, Scerbo conta com os préstimos de oito famílias de porcenteiros. A lavoura é sadia, segundo o gerente da Cocamar local, Jorge Abel Costa. Os ramos abarrotados de grãos amarelos e vermelhos indicam um café bem cuidado e nutrido, em que as variedades Iapar-59, Catuaí, IPR-98 e IPR-99 exploram todo seu potencial produtivo. “O segredo é cuidar bem, ter amor à atividade e seguir a orientação do pessoal da Cocamar, que me dá toda a assistência necessária”, afirma Scerbo.  

Ânimo - A colheita está terminando e apesar do preço do produto ter caído 34% nos últimos 12 meses, o cafeicultor não desanima e até já fala em plantar mais 100 mil pés a partir do ano que vem. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados