Coamo realiza encontro de cooperados e técnicos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Tendo como tema “A pesquisa transformando tecnologia em lucro para os cooperados”, a Coamo realizou entre os dias 6 e 15 de fevereiro na sua Fazenda Experimental, mais um Encontro de Cooperados, que neste ano contou com aproximadamente 4.500 participantes. Além de fazer um balanço da evolução ocorrida nestes 15 anos de evento, também foram apresentados os principais resultados alcançados em produtividade e rentabilidade na atividade agrícola. Durante dez dias, foram realizadas mais de 60 palestras pelos técnicos da Coamo e pesquisadores das diversas empresas conveniadas, totalizando mais de 40 horas de exposição, nos ensinamentos de diferentes assuntos da agropecuária, nas diversas estações especialmente montadas e organizadas para o atendimento às necessidades e curiosidades de cooperados, técnicos, pesquisadores e estudantes de várias regiões dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Gallassini - Segundo o presidente da cooperativa, José Aroldo Gallassini, nesta década e meia de encontro foi possível dar um salto significativo, tanto em qualidade como em produtividade. Como exemplo, ele lembra que há 15 anos atrás a produtividade média de soja na área de ação da cooperativa era 73 sacas por alqueire e hoje passou para 121 sacas. Sendo que, um número expressivo de cooperados, produz acima 170 sacas. No milho mecanizado a produtividade passou dos de 172 sacas para 293 em média, mas com produtores com mais de 400 sacas por alqueire. Outro fato significativo destacado por Gallassini é o aumento no número de análises de solos, saltamos das 3.038 análises para mais de 14 mil, o que demonstra uma rápida assimilação das novas tecnologias desenvolvidas pela pesquisa e difundidas pelos técnicos da cooperativa. O presidente da Coamo fez questão de enfatizar a todos os presentes que “se o seu vizinho utiliza as mesmas técnicas e condições suas e produz mais, você deve se considerar ofendido. Neste caso o produtor deve correr atrás e ver o por quê disso. Encontros como estes servem para ter algumas destas respostas”, salientou.

Exemplo - Quem compartilha da mesma opinião é o presidente da Coodetec, Irineu da Costa Rodrigues, que prestigiou o evento. “A Coamo é um exemplo para o cooperativismo do Paraná, do Brasil e do exterior. Ela tem dado uma grande lição e mostrado o caminho de quem tem vontade de aprender e crescer.” Ele ainda fez questão de ressaltar o pioneirismo da cooperativa na realização deste tipo de trabalho. Na avaliação de Nei Cesconetto, superintendente técnico da Coamo, “o encontro foi um evento tecnológico de grande importância. Repassou informações essenciais para o quadro social visando o incremento de conhecimentos e adoção de novas tecnologias na busca incessante de melhores produtividades e rentabilidades nas suas atividades”, lembrou.

Conteúdos Relacionados