Coamo realiza 16º encontro de cooperados na fazenda experimental

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"A Fazenda Experimental Coamo testa, a assistência técnica recomenda, o cooperado adota e colhe bons resultados". Este slogan resume o trabalho realizado pela Coamo na sua fazenda experimental em benefício do desenvolvimento técnico e econômico dos seus cooperados. Com o objetivo de repassar novas tecnologias visando aumento de produtividade e renda dos cooperados, a Coamo está realizando desde o último dia 12 o 16º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental. O evento se estenderá até o dia 18, quarta-feira e deverá reunir mais de 3 mil cooperados de todos os entrepostos da área de ação da cooperativa.

Temas - No encontro, os cooperados da Coamo estão conhecendo dez trabalhos dentre os mais de 150 que a fazenda experimental realiza durante o ano nas lavouras de verão e inverno. Entre os temas deste ano estão: destino de embalagem e manejo de plantas daninhas em milho/soja; manejo de doenças de soja; tecnologia de uso e aplicação de produtos agrícolas; pecuária: resultados, espécies de pastagens e suplementação. "O grande destaque entre todos os trabalhos que estão sendo apresentados aos cooperados é o programa Coamo de manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas, uma atividade pioneira lançada pela cooperativa que acaba de concluir os primeiros resultados de um levantamento que expõe a evolução das plantas daninhas resistentes nas lavouras dos cooperados", informa o engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, encarregado da Fazenda Experimental Coamo.

Vitrine Tecnológica - Falando na abertura dos trabalhos, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini afirmou o encontro é fundamental para o desenvolvimento técnico dos cooperados. "Aqui os cooperados da Coamo tem um contato direto com a pesquisa, têm acesso às novidades e ficam por dentro do que existe de mais moderno na agropecuária. Poucos estudantes de agronomia tem uma oportunidade como essa de ver as práticas e os avanços da nossa agricultura", disse Gallassini. Considerada um laboratório a céu aberto, a Fazenda da Coamo é uma vitrine tecnológica. Todos os anos, centenas de trabalhos experimentais são realizados nos 170 hectares de área destinadas à pesquisa. "São trabalhos de interesse exclusivo da Coamo, voltados às necessidades dos cooperados", explica Costa. Os testes vãos além das práticas agronômicas. "Também trabalhamos para aprimorar técnicas nas áreas florestal e pecuária, além de outras importantes para a pesquisa oficial dar prosseguimento a trabalhos científicos", lembra. "A missão da Coamo é gerar renda para o nosso cooperado; e para incrementar a renda é necessário aumentar a produtividade e ter um custo adequado da produção, esses dois aspectos são fundamentais", destacou o presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini.

Visita de colombianos - Um grupo de 33 agricultores da Colômbia visitou a Coamo na semana passada. Como produtores de palma interessados em constituir cooperativa naquele país, eles vieram conhecer e aprender um pouco com a experiência da Coamo. E aproveitaram também para visitar o 16º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental. Para Jens Mesa-Dishington, presidente da Federação Nacional de Cultivadores de Óleo de Palma a visita atendeu os objetivos do grupo. "A Coamo tem uma estrutura fantástica e um grande trabalho para os seus cooperados. É uma empresa moderna que sabe aonde quer chegar. Ficamos impressionados com o atendimento e com o cooperativismo praticado pela Coamo", disse Dishington. Também visitou a Coamo a Diretoria da Cooxupé, cooperativa mineira de Guaxupé que esteve presente no Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental e manteve contatos com a diretoria da Coamo.

Conteúdos Relacionados