COAMO: Potencial genético do milho é tema de palestra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O aproveitamento do potencial genético dos híbridos de milho nas mais diversas condições de clima e solo existentes na área de atuação da Coamo foi o tema central de um ciclo de palestras realizado nos dias 4 e 5 últimos. Mais de 100 profissionais da assistência técnico-agronômica da cooperativa participaram do treinamento, realizado em parceria com a Monsanto em Pitanga, Mamborê e Campo Mourão. Eles reciclaram informações sobre o sistema de produção do cereal, com destaque para o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas nas lavouras.

Fancelli - O professor doutor Antonio Luiz Fancelli, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP ? Universidade de São Paulo, esteve entre os palestrantes. Ele relacionou os fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento das plantas e, conseqüentemente, na produção de milho. ?O produtor deve, sempre, manter uma sintonia fina com o profissional que assiste a propriedade e ficar de olho nas recomendações, aproveitando da melhor maneira possível os momentos de definição dos componentes de produção?, orientou. O milho, segundo ele, ?é uma cultura que vem ganhando espaço na preferência do agricultor, deixando de ser apenas uma opção de rotação de culturas para ser uma atividade muito interessante do ponto de vista econômico?, completou. Também palestraram durante os eventos o entomologista José Magrid Waquil, da Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, em Minas Gerais, que debateu o manejo do pulgão e da cigarrinha do milho na cultura; e o gerente técnico de Biotecnologia e Agroquímicos da Monsanto para o Sul do Brasil, Aroldo Marochi, que destacou as interações e efeitos residuais dos herbicidas utilizados na cultura do milho.

Projeto de reciclagem ? A Coamo mantém, desde a sua fundação, um projeto de atualização constante do seu quadro de profissionais com o objetivo de atender cada vez melhor os seus cooperados. ?A reciclagem dos nossos técnicos faz parte da nossa filosofia de trabalho, visando, além de um melhor desenvolvimento profissional, um benefício direto aos associados, em suas propriedades?, informa o diretor presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Em Pitanga, o treinamento envolveu os técnicos de Boa Ventura de São Roque, Palmital, Manoel Ribas, Cândido Abreu, Ivaiporã, Faxinal, Marilândia do Sul e São João Ivaí. Em Mamborê, participaram os técnicos de Boa Esperança, Juranda, Altamira do Paraná, Roncador e Moreira Sales. Em Campo Mourão, estiveram no encontro os técnicos de Araruna, Peabiru, Luiziana, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Fênix, Barbosa Ferraz e Iretama. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados