COAMO II: Plantio Direto é tema de Simpósio em Ponta Grossa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, sedia até sexta-feira (31/08) o Simpósio sobre Plantio Direto na Palha com o tema "Gestão Sustentável do Agronegócio". O evento é uma promoção da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e terá a participação de renomados palestrantes que falarão sobre a importância do sistema Plantio Direto, que revolucionou a agricultura brasileira.

Painel - A Coamo estará presente no evento, representada pelo engenheiro agrônomo Nei Cesconetto, gerente de Assistência Técnica, que participará do painel de debates "Sustentabilidade do agronegócio e os modelos de assistência técnica e extensão rural", ao lado de Irineo Rodrigues, presidente da Cooperatiuva Lar, Gelson Lima, diretor de Produção da Cotrijal, de Não Me Toque (RS), e Rubens Niederheitmann, gerente de Desenvolvimento e Tecnologia da Emater-PR, de Curitiba-PR. (Imprensa Coamo)


Outros temas - Entre outros temas a serem apresentados no hoje no primeiro do evento estão: Painel de debate -Sustentabilidade na visão do produtor; A importância de produzir com sustentabilidade - Valorizando o Homem e a Terra com Franke Dijkstra – Presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha; Gestão do processo produtivo com eficiência econômica e verticalização da produção no Cerrado; Produção integrada de lavoura com pecuária em SPDP e a Conferência de abertura com o tema "O Mercado Internacional e a Agricultura Brasileira – rumos do Agronegócio", com Marcus Vinícius Pratini de Moraes – Presidente da ABIEC/São Paulo e ex-ministro da Agricultura.


História - O plantio direto foi implantado na região de Campo Mourão - uma das primeiras do país a preconizar este importante sistema - na safra 1973/74 pelos agricultores Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans, Gabriel Borsato, Henrique Salonski e Antonio Alvaro Massaretto. "O plantio direto é considerada  a maior revolução tecnológica já introduzida na agricultura, que chegou praticamente junto com a Coamo na região de Campo Mourão. Em 1985 tinhamos na região 45% de áreas com plantio direto e em 2004 este número subiu para 100%", lembra o engenheiro agrônomo e diretor-secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari.

Lançamento - Outro fato histórico foi o lançamento em 1976 na cidade de Campo Mourão, do Plano Nacional de Conservação de Solos (PNCS), na praça do Fórum em evento prestigiado pelo então ministro da Agricultura Allyson Paulinelli e o governador do Paraná, Jaime Canet Júnior. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados