COAMO I: Colônia Nipo-Brasileira presta homenagem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, José Aroldo Gallassini,  será homenageado neste sábado (12.07), na Sonibram - Sociedade Nipo-Brasileira Mourãoense, durante o evento comemorativo aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil (Imin-100). Além de celebrar o centenário da Imigração Japonesa, o objetivo do evento é prestar homenagens às famílias de pioneiros nipo-brasileiros de Campo Mourão e a três líderes empresariais.

Pioneiros - A Comissão Organizadora do Imim 100, presidida por Oscar Sumio Azuma, anunciou que serão homenageadas sete famílias de pioneiros nipo-brasileiros de Campo Mourão que contribuíram para o fortalecimento da colônia japonesa em Campo Mourão. "Também faremos homenagens a três personalidades e empresários mourãoenses - Jintaro Ikeda, Sérgio Ueda e José Aroldo Gallassini. Eles colaboraram e continuam colaborando para a valorização das tradições e o desenvolvimento da colônia japonesa em Campo Mourão", explica Azuma.

Livro - Na solenidade será lançado o livro "Banzai Campo Mourão - 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil" que relata a história da imigração japonesa em Campo Mourão. A obra de 122 páginas é resultado de pesquisa feita por Jair Elias dos Santos Júnior e André Felipe Pereira Martins, com a colaboração de Éder Aguiar da Silva.

História - Segundo Santos Júnior, Campo Mourão recebeu os primeiros imigrantes japoneses em 1949, dois anos após a emancipação do município de Pitanga e 37 anos após a chegada dos primeiros japoneses no Brasil. O primeiro nipônico que pisou em Campo Mourão, segundo os registros da época, foi Kameiti Nakayama. O pioneiro se instalou na cidade e iniciou o loteamento de uma área de 2.200 alqueires de terras. Ele também formou lavouras de café em uma área de 160 alqueires. A chegada do primeiro agricultor de origem japonesa, Katsuiti Kobayashi, ocorreu em 1951. Ele de imediato adquiriu terras e formou lavouras, instalando o primeiro viveiro de mudas de café. Neste mesmo ano, Alberto Taniguchi se instala em Campo Mourão, trabalhando inicialmente com horticultura e instalando posteriormente a Padaria Santa Felicidade. (Com informações imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados