COAMO I: Coamo forma hoje mais 46 jovens líderes cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coamo promove nesta terça-feira (18/11), às 18 horas na administração central a solenidade de formatura de 46 jovens líderes cooperativistas da 12ª turma do Progtrama Coamo de Formação de Jovens Líderes. O evento contará com a participação da diretoria e gerentes da Coamo, além das esposas dos formandos. Antes da entrega dos diplomas de conclusão do curso, os jovens cooperados juntamente com suas esposas estarão conhecendo os processos de fabricação dos Alimentos Coamo no parque industrial. E logo em seguida, assistirão a palestra motivacional com Ercília Schmidt dos Santos, da gerência de Recursos Humanos da Coamo. Com a conclusão da 12ª turma, a Coamo já formou 550 jovens líderes desde 1998 quando foi iniciado o programa, que já foi premiado em nível nacional em 2004 com o Prêmio OCB/Revista Globo Rural de melhor Programa de Educação Cooperativista do País.

Capital humano - Este trabalho de formação de uma nova geração de cooperados é definido pelo professor e especialista em Cooperativismo, Albino Gawlack, da ACG Consultoria, responsável pela condução dos quatro módulos que contemplam o curso, como um instrumento para a viabilização do associado na parte educativa, tecnológica e também na qualidade de vida, envolvendo as mudanças no econômico e social das pessoas. "A intenção é formar líderes com sabedoria", argumenta Gawlack, que possui 35 anos de carreira docente, a maior parte dedicada à formação dentro do cooperativismo, e um livro publicado sobre a filosofia cooperativista. Para o educador, levando conhecimento para as pessoas é atuar na transformação do ser humano. "O nosso dever nunca termina. Estamos em atuação direta e também em constante aprendizado diante da interação social e cultural com as pessoas", destaca. O professor acredita que "à medida que desenvolvemos um trabalho com pessoas também evoluímos, da mesma forma que os outros, porque ninguém sabe tudo, mas todos nós sabemos algo", salienta.

Novos valores - A juventude de hoje está entre os grandes empreendedores do futuro, com o foco na gestão de pessoas. São os novos valores do campo, que buscam não só o desenvolvimento pessoal, mas também as famílias, vendo, assim, o cooperativismo como um todo. E dentro da proposta de investir cada vez mais na qualificação do capital humano, a Coamo tem direcionado o seu trabalho, em parceria com a Ocepar e o Sescoop, para a formação de suas lideranças. "O nosso principal propósito é desenvolver o potencial criativo e de conhecimento dos cooperados, em várias dimensões, para que eles reconheçam em si os seus verdadeiros potenciais, baseados na verdade e na sabedoria. Portanto, é um trabalho voltado para a formação do ser humano e para o futuro, não somente na parte econômica, mas também social, cultural, na formação de uma família cooperativista", assegura o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados