COAGEL: Técnicos da cooperativa conhecem novas cultivares de soja e milho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na última quarta feira (11/03), a Coagel reuniu seu quadro de técnicos na fazenda experimental e, com apoio da Coodetec, fez demonstração de novas cultivares de soja e milho. De acordo com Elson Rosseto, chefe do Detec, na região da Coagel foi observado que a pratica da  antecipação do plantio de soja tem causado danos com reflexos negativos na produtividade e, muitas vezes, os produtores tem crucificado algumas variedades com grande potencial de produção.

Adaptação - Segundo Elson, na ânsia de realizar o plantio cada vez mais cedo, visando o plantio da safrinha, os produtores acabam condenando algumas variedades importantes para a região mas que não se adaptam ao plantio precoce. "Neste ano a Coagel fez uma programação priorizando a época de plantio na região e este evento é justamente para fazer uma avaliação precisa das novas variedades que tem potencial de produção mais elevada, porém o plantio precisa ser realizado na melhor época recomendada", esclarece Rosseto.

Controle de doenças - Quanto à cultura do milho, Rosseto destaca que o controle de doenças através de aplicação de fungicidas via foliar traz resultados satisfatórios aos produtores. "Essa é uma tecnologia lançada nos últimos dois anos e muitos produtores não a seguem. Porém, está comprovado que todos os híbridos cultivados na região estão obtendo resultados positivos com tratamentos fúngicos. O incremento na produtividade com aplicação de fungicidas via foliar é de cerca de 7 sacas por hectare, com casos isolados de até 20 sacas/ha", informa Elson Rosseto. "É um tratamento barato e oportuno e que deve fazer parte do dia a dia dos produtores" disse. (Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados