COAGEL: Dia de campo sobre algodão adensado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coagel Cooperativa Agroindustrial realiza nesta sexta-feira (04/04), um Dia de Campo, em sua fazenda experimental situada em Goioerê, para demonstração de colheita mecanizada de algodão adensado. O evento será realizado em parceria com o Iapar, Coodetec e Multicotton, a partir das 15 horas. O plantio de algodão no sistema adensado foi desenvolvido pelo Iapar com apoio da Coodetec e permite a colheita feita com  máquina acoplada à tomada de força de tratores. No sistema convencional o plantio de algodão utiliza cerca de 100 mil plantas por hectare, enquanto que no sistema adensado permite de 200 a 250 mil plantas no mesmo espaço.

Vantagens - O sistema adensado traz diversas vantagens para os produtores, entre as quais o custo de produção mais baixo e o ciclo menor, o que reduz o custo com controle de pragas e doenças e o risco de perdas por causa do clima. O plantio adensado também reduz o intervalo entre a produção do primeiro ao último casulo. Por fim, a colheita com máquina de baixo custo - aproximadamente 25 mil dólares -, torna esse modelo acessível à maioria dos produtores.

Euforia - O diretor presidente da Coagel, Osmar Pomini, mostra-se eufórico com esse novo sistema. " A região de Goioerê tem tradição na cultura do algodão. Infelizmente nesta década vimos a cultura desaparecer em toda a região, e o plantio adensado feito com colheita mecanizada poderá fazer com que os nossos produtores voltem a investir na cultura", diz Osmar Pomini, acrescentando que a Coagel, apesar do desestímulo do produtor de algodão, sempre incentivou o plantio da cultura criando situações favoráveis, como por exemplo o mercado justo do algodão orgânico. "Torcemos que o governo crie mecanismos de incentivo aos produtores de algodão para que a região volte a cultivar essa lavoura", acrescenta  Pomini. (Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados