CLIMA II: Plantio do feijão já devia ter começado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A falta de chuva tem prejudicado o plantio do feijão que deveria ter iniciado em agosto, principalmente na região noroeste do Estado, no Vale do Ivaí. Outra cultura, cujo plantio poderá ser comprometido se não chover, é o milho, no norte do Paraná. Conforme dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), essas regiões já estão há quase dois meses sem chuva e os produtores começam a ficar preocupados.

Cenário crítico - O pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Rogério Teixeira de Faria, considera o cenário bastante crítico. ''O solo está com apenas 25% da capacidade máxima e isso é critíco para a maioria das culturas'', disse. O feijão, por exemplo, cujo plantio deveria ter começado até 10 de setembro, tanto no norte quanto na região central do Estado, está bastante atrasado.

Calor na floração - O problema, segundo Faria, é que com o atraso no plantio a cultura vai pegar temperaturas muito altas no período da floração e poderá sofrer com o abortamento de flores e, consequentemente, queda da produção. ''Se demora para plantar, a colheita sai próxima de dezembro e o feijão perde a qualidade'', explicou.

Milho - Outra cultura cujo plantio está comprometido é o milho. Conforme Faria, o plantio do milho começa agora em setembro e segue até meados de novembro. ''Nesse caso, o problema de atrasar esse plantio é que a colheita passa do tempo e atrasa o plantio de outras culturas, como o milho safrinha'', disse o pesquisador. E, se demorar um pouco mais para chover, quem vai sentir o reflexo da seca serão os produtores de verduras.

Laranja - Conforme João Henrinque Caviglione, também pesquisador do Iapar, outra cultura que tem sido atingida pela falta de chuva é a laranja. A fruta passa pelo período de floração e a produção poderá ficar comprometida. Outro prejuízo da estiagem, na maior parte do Paraná, acrescentou o pesquisador, é a falta de pastagem.

Previsão - Conforme informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão de chuva na maioria das regiões do Estado é somente para o final de semana, mas nada expressivo.(Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados