CLIMA II: Emater faz análise de riscos e oportunidades na agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Observamos em agosto e setembro precipitações abaixo dos padrões normais e temperaturas mais elevadas, que favoreceram as colheitas das safras de trigo e milho safrinha especialmente nas regiões norte e oeste do Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul. Esta maior irregularidade nas temperaturas e precipitações ocorridas em agosto e setembro (típico do "La Nina") se acentuam agora ao previsto para outubro aonde as precipitações deverão ser mais regulares com temperaturas mais amenas.

Atraso - Como conseqüências ocorreram atrasos nos plantios do feijão do cedo (agosto)  e do início do plantio  safra de milho em setembro. Com a retomada das chuvas agora em outubro poderemos ter em algumas regiões períodos concentrados dos plantios de soja, feijão e milho, mesmo em condições de temperaturas do solo abaixo do ideal, o que pode interferir na germinação mais lenta das sementes e no estabelecimento da população inicial de plantas.

Estratégias - Voltamos a comentar que, em razão da previsão da influência do "La Niña" por toda a safra e da projeção de cenários de maiores riscos na falta das chuvas mais para o final do ano (novembro e dezembro), de utilizar estratégias que minimizem possíveis impactos na agricultura como o escalonamento das épocas de plantio associado ao uso cultivares de diferentes ciclos. (Nelson Harger - Coordenador Estadual Cadeia Produtiva Grãos /Emater-PR)

Conteúdos Relacionados