CLIMA I: Meteorologista apresenta as tendências climáticas para outubro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante o mês de setembro, as chuvas continuaram com padrão muito irregular no Sul do Brasil. Na região Sudeste, parte da região Centro-Oeste, nas áreas agrícolas do Nordeste e nos Estados do Paraná e S anta Catarina, as precipitações voltaram somente no final do mês. Mesmo com o retorno das chuvas, algumas áreas, como o Sudoeste e Sul do Paraná, ainda apresentam deficiência hídrica no solo. O atraso das chuvas nestas áreas está acarretando também o atraso no início do plantio, principalmente das lavouras de milho e feijão. As precipitações, este ano, chegaram com mais de um mês de atraso no Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil.

Temperaturas - As temperaturas, também apresentaram grandes amplitudes com mudanças bruscas e os extremos se acentuando no Sul do Brasil. Já na região central do Brasil, devido à permanência da massa de ar seca, as temperaturas permanecem elevadas.

La Niña - Esta irregularidade observada na distribuição, tanto espacial como temporal, das precipitações é característica de anos de "La Niña". Conforme comentamos nos últimos boletins, depois de aproximadamente um ano com a presença do "El Niño" influenciando nosso clima, tivemos uma mudança a partir de meados de 2010, quando começou um resfriamento das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial e, conseqüentemente a volta do fenômeno climático "La Niña", que está totalmente caracterizado, conforme podemos observar na figura 01 mudando assim, o cenário climático observado na última safra. Vale lembrar que o último "La Niña" ocorreu entre 2008/2009 mas foi de fraca intensidade, este porém, deverá ser um evento com intensidade moderada a forte, como mostram os prognósticos e, deve durar pelo menos, até meados de 2011, conforme podemos observar na figura  02.

Próximos meses - Nosso clima continuará sendo influenciado pelo fenômeno climático "La Nina" nos próximos meses. Sendo assim, continuamos com as tendências do último boletim, onde devemos observar precipitações abaixo da média para os próximos meses, com uma distribuição mais irregular, intercalando períodos de muita chuva com períodos maiores de pouca ou nenhuma precipitação.

Centro Sul - Para o Centro-Sul do Brasil, durante a fase de plantio e início do desenvolvimento das lavouras não devem ocorrer problemas com a falta de umidade no solo, porém devemos considerar a possibilidade de períodos de estiagem, mais para o final do ano. Para as áreas mais ao Norte do Sudeste, Centro-Oeste e áreas mais ao Norte do Brasil, as chuvas apesar de chegarem atrasadas, devem manter um padrão médio, e boa distribuição, e não deve comprometer o desenvolvimento das lavouras de verão, nestas regiões.

Variações - Para as temperaturas, continuam os prognósticos de grandes variações, intercalando períodos mais quentes, com entradas de massas de ar frio, que devem provocar mudanças bruscas nas temperaturas, no centro-sul do Brasil. Os extremos devem se acentuar. (Luiz Renato Lazinski - Meteorologista/INMET/MAPA)

Fig.: 01 - Anomalia da temp. da superfície do mar, semana de 19a 25.09.2010 (Fonte: CPC/NOAA).

Fig.02 - Prognóstico da anomalia da temperatura da superfície do mar. (fonte: CPC/NOAA).

Conteúdos Relacionados