CLIMA: Especialista faz previsões do clima para a safra paranaense

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O mês de abril começou com temperaturas acima da média no início do mês e terminou com temperaturas baixas no Paraná, onde foram observadas formação de geadas de fraca intensidade no Sul e Sudoeste do Estado, prejudicando nestas regiões, algumas lavouras de feijão e soja, que ainda se encontravam em estado vegetativo. Conforme o meteorologista do Mapa Luiz Renato Lazinski, as precipitações que ficaram abaixo da média no início do mês, se concentraram na última quinzena de abril. "O Paraná apresentou chuvas acima da média histórica na maior parte do Estado, sendo que somente no Noroeste as chuvas ficaram abaixo da média. Estas chuvas, apesar de irregulares, amenizaram a falta de umidade no solo, contribuindo para uma recuperação da cultura do milho safrinha, no Oeste e Norte do Estado", explica.

Geadas no Sul e Sudoeste - De acordo com Lazinski, no decorrer desta semana as temperaturas permanecem baixas para a época do ano, inclusive com chance de formação de geadas de fraca intensidade no Sul e Sudoeste do Estado. "O tempo continua firme para os próximos dias, sem previsão de chuvas significativas para a agricultura, até o final de semana", prevê o especialista. "As águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, continuam abaixo da média, indicando a continuidade do fenômeno climático "La Nina", que permanece influenciando nosso clima ao longo do mês de maio".

Chuvas irregulares - Segundo ele, a análise dos prognósticos climáticos, indicam precipitações abaixo da média, principalmente na primeira quinzena de maio. Lazinski diz que as chuvas também devem continuar com uma distribuição irregular, podendo apresentar períodos de muita chuva em curto espaço de tempo e, períodos mais longos com pouca ou nenhuma chuva. Já as temperaturas seguem com a mesma tendência do final do mês de abril, de permanecerem abaixo da média no decorrer do mês de maio. "A entrada de massas de ar de forte intensidade, podem provocar quedas bruscas de temperaturas, inclusive com risco de formação de geadas na maior parte do Estado, inclusive nas áreas de milho safrinha", destaca.

Estados Unidos - O meteorologista com especialidade na área de lavouras, diz que o clima também está causando preocupação, neste início de safra nos Estados Unidos, onde segundo ele, se observa uma umidade excessiva no solo e temperaturas bem abaixo da média. "Inclusive com ocorrência de neve em algumas áreas, devido a entrada de massas de ar de forte intensidade, nas regiões produtoras de grãos da América do Norte. Estas condições climáticas estão atrasando o plantio da safra de milho", conclui. (Agrolink)

Conteúdos Relacionados