CICLO DE PALESTRAS: Debate se estende à Bahia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A próxima edição do Ciclo de Palestras Gazeta do Povo, programada para dia 1.º (quarta-feira), será realizada no principal centro produtivo da nova fronteira agrícola brasileira - o município de Luís Eduardo Magalhães (Bahia). O vice-presidente do Price Futures Group, Jack Scoville, vem dos Estados Unidos especialmente para falar da "nova era de mercado e novo patamar de preços das commodities agrícolas". A sustentação dos preços e as perspectivas para a safra 2011/12 de milho e soja serão avaliadas pelo diretor de Agronegócio do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Giovani Ferreira. Os produtores do Paraná poderão acompanhar as discussões pelo Caminhos do Campo, na versão impressa e na internet (www.gazetadopovo.com.br/caminhosdocampo).

Entrevista - Confira abaixo a entrevista com Jack Scoville, vice-presidente do Price Futures Group, de Chicago (IL).

 

Caminhos do Campo - Qual a importância de iniciativas como esta, de promover debates globais sobre a agricultura? O que você espera encontrar aqui no Brasil?

 

Jack Scoville - Fomentar esse tipo de discussão é extremante importante. A demanda internacional continua crescendo e cabe aos participantes da indústria encontrar soluções mais eficientes para atender a esse consumo. Quanto ao que espero encontrar no Brasil, sei que irei visitar uma exposição importante no país, então espero ver as mais modernas tecnologias agrícolas em equipamentos e sementes.

 

Caminhos do Campo O clima tem dado bastante trabalho aos produtores do mundo todo. Muita chuva nos Estados Unidos, pouca na Europa, estiagem no Brasil... Como isso tem impactado os preços dos grãos?

 

Jack Scoville Sempre que o clima é ruim para a agricultura, tende a impulsionar o mercado. Tivemos uma safra de milho menor que o esperado nos Estados Unidos no ano passado e é por isso que os preços estão assim tão altos. E continuam subindo justamente porque o clima tem dificultado o plantio da soja e do milho aqui. Acredito que as cotações permanecerão elevadas, mas também muito voláteis enquanto o clima continuar imprevisível assim.

 

Caminhos do Campo Conforme a tecnologia agrícola avança, as lavouras tendem a ficar cada vez menos suscetíveis a intempéries climáticas ou o clima continuará tendo grande peso na formação de preço dos grãos?

 

Jack Scoville  - O clima será sempre um grande problema para o agricultor. A tecnologia pode ajudar as plantas a suportar a períodos mais longos de seca, mas nada cresce sem água. Na medida em que a tecnologia, incluindo as sementes transgênicas, torna-se mais aceita e difundida no campo, podemos mitigar os efeitos do clima, mas não eliminá-los totalmente. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados