Chuvas reanimam agricultores de algumas regiões

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Estação de meteorologia da Coopavel, em Cascavel registrou chuvas de 29 mm, entre domingo e esta manhã de segunda-feira (8:14 horas). Segundo o agrônomo Marcio Coelho, o acumulado do mês já soma 134mm. As precipitações foram semelhantes em todo o Oeste e Sudoeste do Estado. Segundo Márcio, as chuvas reaquecem esperanças. A soja mais tardia ainda pode se recuperar do estresse provocado pela estiagem. Mas o produtor deve ficar esperto, porque a umidade cria condições ideais para a ferrugem. As chuvas, embora intermitentes e fracas na maioria das regiões, contribui para evitar o aumento das perdas no milho e na soja. Também o Sudoeste, a região mais castigada pela estiagem no Paraná, foi beneficiado pelas chuvas, que chegaram a mais de 40 mm em alguns municípios. Em algumas regiões do Norte do Paraná, as precipitações chegaram a 60 mm. No entanto, em municípios vizinhos onde houve essa precipitação, choveu apenas 6 mm.

Perdas maiores no milho – O Departamento Econômico da Ocepar estima perdas de 25% no milho, embora ainda seja muito cedo para falar com precisão sobre a extensão dos prejuízos. “Com essas chuvas, embora esparsas e intermitentes, cessa o crescimento do prejuízo”, avalia o analista econômico Robson Mafioletti, da Ocepar. Na soja, as perdas são estimadas em 10%. Podem crescer se o calor forte da semana passada voltar. Os serviços de meteorologia não acreditam que a situação melhore em relação ao clima dos últimos dias. Deve continuar chovendo pouco, esparsamente, mas em quantidade insuficiente para “mexer com as águas”, forma popular do agricultor falar da chuva abundante que se infiltra no solo e reabastece as fontes. Para fevereiro a situação deve piorar, com a queda acentuada do índice pluviométrico, podendo acarretar dificuldades de abastecimento de água de muitas cidades.

Ocepar se reúne com Pessuti – O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, se reúne nesta terça-feira à tarde, com o secretário Orlando Pessuti, da Agricultura, para uma avaliação das perdas da safra de verão e estudar as medidas que podem ser tomadas para amenizar a situação dos produtores prejudicados pela estiagem. A Ocepar vai apresentar ao secretário um resumo das perdas observadas na área de ação das cooperativas.

Conteúdos Relacionados