CARNEIRO NO BURACO I: Festa começa hoje e deve reunir até domingo 150 mil pessoas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Começa nesta terça-feira (1/07) a 18ª edição da Festa Nacional do Carneiro no Buraco e Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Mourão. A expectativa dos organizadores é de que o evento atraia cerca de 150 mil pessoas até domingo, quando o prato típico será servido. A abertura oficial está marcada para às 19h30 no Pavilhão das Bandeiras do Parque de Exposições Getúlio Ferrari. De acordo com o presidente da festa, Altair Casarim, o evento contará com uma programação variada, destinada aos mais diversos gostos. "Além dos serviços gratuitos do ‘Paraná em Ação', do rodeio e das apresentações culturais, esse ano teremos exibições de manobras radicais com motocicletas e com um caminhão da Formula Truck, além do retorno do festival de balonismo. Será uma grande festa, para firmar o ‘Carneiro no Buraco' como o maior evento gastronômico do Paraná", declarou.

Exposição de animais - Já no setor agropecuário, a feira mourãoense terá quase 700 animais expostos. "Nossa intenção é conquistar novamente a segunda posição do Estado, ficando atrás apenas da Exposição de Londrina", declarou o presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nelson Teodoro de Oliveira. Além da prefeitura e do Sindicato Rural, o evento conta com apoio da Associação dos Servidores Municipais (Assercam).

Almoço - Um dos principais momentos da festa será a abertura oficial do tacho número 1, que está marcada para as 11 horas de domingo. No total, serão servidos cerca de 140 tachos preparados pela Associação Panela, uma entidade local que reúne profissionais liberais, empresários e outros segmentos da comunidade. O carneiro e os demais ingredientes que compõe a receita serão cozidos em um buraco de 1,5 metros de profundidade por cerca de seis horas. Na preparação dos tachos serão utilizados mais de quatro mil quilos de carne de carneiro, além quatro toneladas de legumes. Já nos buracos serão queimados aproximadamente 300 metros cúbicos de lenha.

Renda será revertida - A expectativa dos organizadores é que dez mil pessoas devam consumir o prato típico de Campo Mourão, que será servido por 14 entidades. O convite custa R$ 15,00 e parte da renda será revertida para entidades beneficentes. Esse ano, o prato será servido pelos seguintes grupos: acadêmicos de Administração e Pedagogia (Fecilcam); universitários de Agronomia e Direito (Faculdade Integrado); Apae (em parceria com o Rotary Campo Mourão Gralha Azul); Assercam; Caixa Econômica Federal; Clube da Justiça; CTG Índio Bandeira; Provopar (em parceria com a prefeitura); Rotary Clube Campo Mourão; Santa Casa (em parceria com o Rotary Campo Mourão Lago Azul); Sindicato Rural; e Sonibram. (Tribuna do Interior e Assessoria de Comunicação do Município de Campo Mourão)

Conteúdos Relacionados