CAMPO: Cenário melhor aponta para recuperação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os agricultores estão otimistas quanto às perspectivas da safra de verão 2007/08 e devem iniciar um processo de recuperação da área cultivada com soja, por exemplo. E também da renda do campo. Nos últimos anos, por causa dos baixos preços e também de uma seqüência de problemas climáticos, a oleaginosa perdeu espaço, principalmente na região do arenito. O que mantém o produtor animado é fato de que o quadro dos EUA seguir apertado, devido à grande redução da área plantada naquele país. Ainda com a perspectiva de produzir 46,5 sacas por hectare (o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos não costuma mexer no rendimento em julho, já que a safra só se define com o clima de agosto), a produção de soja dos EUA é calculada em 71,4 milhões de toneladas, um dos volumes mais baixos dos últimos anos.

Milho - Com o milho, a história é um pouco diferente. O apertado quadro de oferta e demanda do cereal nos EUA não é mais aquele. Embora ainda digna de atenção, a relação estoque-consumo conseguiu sair da zona de perigo. Ao incorporar ao quadro de oferta e demanda a revisão de área plantada divulgada no dia 29 de junho – a extensão, de 37,6 milhões de hectares, é 19% superior à do ciclo passado e a maior desde 1944 -, o USDA elevou a estimativa de produção dos EUA para recordes 326,1 milhões de toneladas.

Consumo - O número é quasenove9 milhões de toneladas superior ao robusto consumo de 317,2 milhões de toneladas. Para aliviar ainda mais o quadro 2007/08, o USDA promoveu também novo corte no consumo de 2006/07, o que acabou elevando os estoques de passagem para a nova safra em mais de 5 milhões de toneladas em relação a junho, para 28,9 milhões. (Flamma Comunicação)

Conteúdos Relacionados