C. VALE: Cooperativa quer produzir 300 mil frangos/dia até março de 2008

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Criação de alternativas de renda ao produtor, abertura de postos de trabalho e fortalecimento da cooperativa são os maiores saldos dos investimentos na produção e industrialização de frangos pela C.Vale. A avaliação foi apresentada na última segunda-feira (08/10) pelo presidente da cooperativa, Alfredo Lang, durante entrevista coletiva, realizada na Asfuca de Palotina, sobre os dez anos do complexo avícola. Segundo Lang, a meta da C.Vale  é alcançar a marca de 300 mil frangos por dia até março de 2008. A projeção de longo prazo é produzir meio milhão de frangos por dia até 2010. Quando isso acontecer, o sistema de integração avícola da C.Vale terá 6.100 funcionários diretos e 700 aviários.

Geração de empregos - Segundo Lang, cerca de 3 mil empregos foram criados desde outubro de 1997, quando se iniciaram as atividades do sistema de integração avícola. As vagas estão sendo ocupadas por trabalhadores de 20 municípios paranaenses. "A avicultura passou a representar uma fonte de renda segura que está viabilizando a permanência de muitos produtores no campo", acrescentou.

Indústrias no campo - O presidente da C.Vale avalia que a divisão do ICMS entre os municípios envolvidos no complexo avícola foi a estratégia que viabilizou o empreendimento. Ele lembrou que o retorno médio do tributo varia entre R$ 11 mil e R$ 17 mil por aviário/ano. "São indústrias no campo", comentou. Outro grande benefício foi a mudança no perfil econômico da C.Vale, que passou de cooperativa agrícola para agroindustrial.

Salto no faturamento - Conforme Lang, a avicultura foi fundamental para que a participação dos produtos industriais no faturamento da cooperativa saltasse de 0,5% em 1995 para 26% em 2006. Para ele, isso reduziu a dependência da produção de grãos e tornou mais estáveis as receitas da cooperativa. "O complexo avícola é motivo de alegria e satisfação porque foi uma idéia que se concretizou. Era um anseio de muita gente. É uma demonstração de que, mesmo em situações de dificuldade, se você tiver persistência e lutar pela sua idéia, você pode concretizá-la", afirmou.

Pioneiros são homenageados - Produtores e funcionários do sistema de integração avícola foram homenageados pela direção da C.Vale. A cerimônia foi realizada na quarta-feira, dia 10 de outubro, data em que a cooperativa completou dez anos de produção e industrialização de frangos. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, entregou placas de agradecimento aos 59 associados que aderiram à avicultura em 1997 e aos 70 primeiros funcionários do abatedouro que permanecem ligados ao complexo avícola. O integrado Egídio Pandini, que iniciou o alojamento de frangos, Dorival Evangelista da Costa, primeiro funcionário do abatedouro, e Alfredo Lang cortaram o bolo simbolizando os dez anos de atividades. (Imprensa C. Vale)

Conteúdos Relacionados