BOM JESUS II: Rotação de cultura e plantio direto, melhores resultados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O associado Algacir Poleto, da comunidade do Bugre (Morro Grande), de Balsa Nova, apesar de ter assumido a pouco tempo as atividades no campo, já demonstra uma boa experiência, principalmente no que se refere aos cuidados com o solo, fazendo corretamente a rotação de cultura para o plantio direto. Neste período, plantou aveia como adubação verde, onde vai semear soja. Outra área está ocupada com nabo, onde plantará milho. "Sempre planto pelo sistema de rotação de cultura. Nunca planto duas vezes a mesma cultura num mesmo lugar", disse ele. Nos próximos dias fará a dissecação da aveia e aguardará o momento certo para o plantio direto das suas lavouras.

Colheita - Sua área tem uma boa estrutura de solo, pois aplica práticas conservacionistas o que lhe garante bons resultados na hora da colheita. Ele colhe em média 400 sacos de milho por alqueire e 165 de soja. Além do que, o micro-clima da região tem favorecido o desempenho das suas lavouras. Com relação aos custos de produção, levando-se em conta os preços dos insumos, ele disse que, por plantar em terreno próprio, as despesas caem bastante. "O preço e a produção da safra passada foram bons e pudemos investir na compra dos fertilzantes e demais insumos, sem reduzir tecnologia", explicou.

Safra 2009/2010 - Como outros agricultores, sua preocupação também fica para a próxima safra (2009/2010). "Se não houver boa produção e bons preços, como hoje, ai as coisas poderão se complicar", disse. Algacir explica que outro fator que contribui para a redução do seu custo de produção é que suas terras estão em volta da sua casa, ou seja, não tem despesa de combustível para chegar até a área onde planta e colhe. "Também estamos a poucos quilômetros da unidade da Cooperativa bom Jesus, portanto, não perdemos tempo e gastamos pouco para entregar nossa safra", considerou.

Outras atividades - Na sua bem estruturada propriedade, Algacir Poleto planta, também, 7 mil pés de eucalipto que já estão indo muito bem o que lhe dará uma renda extra.  Além disto, mostra ser um bom fabricante de vinho. O produto é de excelente qualidade, como a equipe do Informativo Bom Jesus pode provar. Vai plantar novas variedades de uvas para a produção de vinho de diversos sabores. (Imprensa Bom Jesus)

Conteúdos Relacionados