BIOENERGIA: Ocepar convida cooperativas para Congresso em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski encaminhou nesta sexta-feira (14/08) uma circular para todas as cooperativas, convidando para o 4º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, no Expo Unimed/Universidade Positivo, em Curitiba, promovido pela Copel, Itaipu, UFPR e pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Funpef). Segundo Koslovski, este evento será uma excelente oportunidade para que as cooperativas possam debater o tema com mais profundidade e trocar experiências sobre as fontes alternativas de energia, especialmente a partir de resíduos e insumos florestais, agrícolas e químicos. Segundo os organizadores do evento, ao contrário do que muitos podem imaginar, o Brasil tem 45% de sua energia proveniente da biomassa, embora isso não signifique que o país sai na frente quanto ao uso massivo e sustentável dos seus recursos renováveis.

Novas fontes - Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil é hoje o segundo maior produtor de soja do mundo, com safra de 56,32 milhões de toneladas em 2006 e 2007. Além disso, ocupa posições de destaque no ranking de outros produtos importantes para o setor. A busca por fontes alternativas de energia mostrou-se uma necessidade prioritária que precisa ser discutida. Alguns segmentos oferecem opções vantajosas e econômicas para auxiliar no aumento da capacidade de geração de energia no país. A bioenergia, energia renovável obtida pela transformação química da biomassa, tipo de matéria utilizada na produção de potência a partir de processos como a combustão de material orgânico, pode gerar custos rentáveis para a economia do país. Já o biodiesel, uma opção aos combustíveis provenientes do petróleo, que pode ser usado em carros ou qualquer outro veículo com motor diesel, é fabricado a partir de fontes renováveis como o girassol, a soja e a mamona e, por isso, emite menos poluentes na atmosfera. Estima-se que mais de 3 bilhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica no mundo, e os novos projetos voltados para o desenvolvimento de fontes de energia limpa e renovável, no Brasil, consistem em grave incômodo: a absoluta falta de planejamento estratégico para que se estabeleçam objetivos mais claros. Em compensação o mundo possui inúmeras idéias e possibilidades para fontes alternativas de energia a partir de resíduos e insumos florestais, agrícolas e químicos.

Serviço - 4º Congresso Internacional de Bioenergia e BioTech Fair 2008 - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel. Local: Expo Unimed - Universidade Positivo. Data: de 18 a 21 de agosto de 2009. Informações e inscrições: http://www.eventobioenergia.com.br/. - email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Fone:.+55 (41) 3072-3131.

Clique aqui e confira a programação do Congresso Internacional de Bionergia

Conteúdos Relacionados